Inovação Cívica

Perdeu o Open Data Day 2021? Ainda dá pra assistir!

30 mar de 2021, por Ariane Alves

Compartilhar

Primeira edição inteiramente online contou com muitos debates e workshops que seguem disponíveis para quem não pôde participar

A décima primeira edição do evento que celebra o dia dos dados abertos foi diferente no mundo todo. Devido à pandemia da Covid-19, as edições tradicionalmente presenciais tiveram que ser realizadas online. Mas isso não impediu que várias cidades do globo falassem sobre transparência, política e análise de dados por um dia – pelo contrário: o site oficial compilou o cadastro de 319 eventos, um número maior que o registrado em 2020.

No Brasil, contamos novamente com o apoio da rede de pessoas Embaixadoras de Inovação Cívica para organizar eventos com temáticas distintas e igualmente ricas em informação e conhecimento. Confira a seguir como assistir à programação gravada dos eventos.

 

Recife (PE)

O ODD Recife falou sobre a importância dos diários oficiais e contou com um workshop de análise de dados colaborativa utilizando uma das tarefas do relatório do censo do Querido Diário! A organização foi do grupo Women in Data Science Recife e dos embaixadores Ana Cecília Vieira e Giulio Cavalho. Para ver a íntegra do evento,  clique aqui.

 

Feira de Santana (BA)

O ODD de Feira de Santana tratou do tema da transparência como política pública e da prática da ciência aberta, além de organizar um hackaton de análise de dados. Evento organizado pelo Dados Abertos de Feira e pela embaixadora Ana Paula Gomes. Confira a playlist.

 

Porto Alegre (RS)

O foco do ODD Porto Alegre foi a investigação de gastos públicos, apresentando importantes ferramentas e fornecendo treinamento a quem se interessa pelo tema. A organização foi de Afonte Jornalismo de Dados e da embaixadora Marília Gehrke em parceria com a Unisinos. Assista ao evento aqui.

 

Curitiba (PR)

O grupo Code for Curitiba organizou uma programação recheada de ótimas palestras. A diretora-executiva da OKBR, Fernanda Campagnucci, foi uma das convidadas. A íntegra do evento pode ser vista aqui.

 

Santos (SP)

O grupo Python Py013, em parceria com o Observatório das Vacinas, abordou os dados sobre a vacinação contra a covid-19. Acesse a playlist.

 

Rio de Janeiro (RJ)

O Arquivo Nacional abordou os padrões para abertura de dados de arquivos nacionais analisando as experiências do Brasil e do Reino Unido. Clique aqui para acessar.

 

E por fim, a Open Knowledge Brasil organizou, ainda no âmbito do Open Data Day 2021, uma live Embaixadoras para falar sobre a privacidade na abertura de dados pessoais pelos gestores públicos. Confira a live aqui.