Inovação Cívica

Saiba como foi o Open Data Day 2020 pelas cidades do Brasil

16 mar de 2020, por Ariane Alves

Compartilhar

Nos dias 6 e 7 de março, diversas cidades brasileiras sediaram eventos para celebrar o Open Data Day, ou Dia dos Dados Abertos. Foram registrados 15 eventos brasileiros no mapa oficial do ODD, que contabilizou 305 atividades pelo mundo neste ano.

Em sua décima edição, o Open Data Day se aprimora e ganha mais adeptos a cada ano. Em São Paulo, o dia foi um sucesso (confira mais detalhes aqui). Contamos também com a rede de pessoas Embaixadoras de Inovação Cívica, que contribuiu para o sucesso do ODD em várias cidades pelo Brasil. Veja a seguir um resumo de alguns dos eventos locais.

Rio de Janeiro – Cerveja com Dados

Um dos eventos realizados no Rio de Janeiro teve o formato já tradicional do Cerveja com Dados e contou com as palestras “Previsão de evasão no ensino médio com dados do Censo Escolar” (Fernanda Scovino), “Áreas verdes no Rio de Janeiro” (Daniel Duque e Bernardo Esteves), “Tecnologia, Dados e Meio Ambiente na Zona Oeste” (Bruno Vianna) e “Dados psicoemocionais e experimentos de modulação do comportamento” (Anna Bentes).

Os embaixadores Marcus Vinicius Roque e Ana Carolina de Gouvêa Dantas Motta também estavam presentes e falaram sobre “Complexidade Econômica” e “Business Intelligence no sistema de bicicletas compartilhadas”, respectivamente. A Ana Carolina também produziu um relato sobre sua experiência no ODD do Rio, disponível do site do projeto Embaixadoras.

 

Marcus Vinicius Roque

Ana Carolina de Gouvêa Dantas Motta

Open Data Day Rio de Janeiro

Open Data Day Rio de Janeiro

Rio de Janeiro – Arquivo Nacional

Já o evento organizado pelo Arquivo Nacional aconteceu no dia 6 de março e abordou, entre outros temas, a importância da gestão de dados abertos. Confira a gravação do encontro:

Natal

O Grupo Dados Abertos RN organizou mais um Open Data Day em Natal, que já está em sua terceira edição. Com uma programação recheada de atividades (teve até minicursos!), o evento foi realizado nos dias 6 e 7 e contou com a participação do embaixador Tiago José. Confira o relato de Tiago no site do projeto Embaixadoras a gravação do encontro a seguir:

Tiago José

Open Data Day Natal

Open Data Day Natal

Manaus

O evento de Manaus, também realizado no dia 6 de março, teve o embaixador Lucas Ribeiro Prado entre os organizadores e contou com palestras sobre Inteligência Artificial e Ecossistema de Dados Abertos. Lucas também escreveu suas impressões sobre o evento, e o relato está disponível no site do projeto Embaixadoras.

Lucas Prado

Open Data Day Manaus

Belo Horizonte

O evento de Belo Horizonte, organizado pelo embaixador Alexandre Gomes, abordou em sua programação a relação entre dados abertos e Lei Geral de Proteção de Dados, Poder Judiciário, segurança da informação e o Projeto Brasil em Dados.

Alexandre Gomes

Open Data Day Belo Horizonte

Open Data Day Belo Horizonte

Open Data Day Belo Horizonte