Compartilhando Habilidades e Histórias: as próximas Sessões de Comunidade

04 abr de 2014, por OKBR

Compartilhar

(Esta é uma adaptação do post Skillshares and Stories: Upcoming Community Sessions, publicado por Heather Leson no Open Knowledge Foundation Blog)

Coffee Smiley Face

Estamos empolgados em compartilhar com vocês as próximas Sessões de Comunidade sobre a Escola de Dados, CKAN, Open Knowledge Brasil e Open Access. Como mencionamos antes esta semana, nós buscamos conectar vocês um ao outro. Participem dos próximos eventos!

O que é uma Sessão de Comunidade: estes eventos online podem ter diversas formas: um chat no IRC, um Google Hangout comunitário, uma corrida técnica ou uma maratona de edição de um hackpad. O objetivo é conectar a comunidade para aprender e compartilhar suas habilidades e histórias.

Tivemos nossa primeira Sessão de Comunidade ontem. (veja nossa Wiki de notas das Sessões de Comunidade) Os eventos restantes do mês de abril ocorrerão online via Google+, em sessões abertas de Hangout on Air. Os vídeos estarão disponíveis no canal do Youtube da Open Knowledge depois do evento. Questões são bem-vindas via Twitter e G+.

Todas as sessões ocorrerão às quartas-feiras, entre 11:30h e 12:30h (horário de Brasília).

Mapeando com Ketty e Ali: partilhando habilidades da Escola de Dados (9 de abril de 2014)

Criar um mapa básico a partir de dados de uma planilha: vamos explorar ferramentas como QgIS (um sistema livre para informações geográficas), Tilemill (uma ferramenta para o design de lindos mapas interativos). Nossos instrutores convidados serão Ketty Adoch e Ali Rebaie.

Para participar de Mapeando com Ketty e Ali em 9 de abril.

Perguntas e respostas sobre o capítulo brasileiro Open Knowledge Brasil, apresentando Everton (Tom) Zanella Alvarenga (16 de abril de 2014)

Em todo o mundo, grupos locais, capítulos, projetos, grupos de trabalho e indivíduos se conectam à Open Knowledge. Nós queremos compartilhar a história deles.

Nesta Sessão de Comunidade, vamos apresentar Everton (Tom) Zanella Alvarenga, Diretor Executivo da Open Knowledge Brasil, um dos mais novos capítulos. Tom irá compartilhar suas experiências de crescimento do capítulo e da comunidade brasileira. Nosso objetivo é conectar membros de comunidades em todo o mundo. Também abriremos a conversa a toda a comunidade. Compartilhe suas melhores prátias.

Junte-se a nós no dia 16 de abril de 2014, via G+

Faça um tour pelo CKAN (23 de abril de 2014)

Nesta semana, faremos um panorama e um tour por CKAN – a plataforma de código aberto para dados abertos, usada por governos nacionais de Estados Unidos, Reino Unido, Brasil, Canadá, Austrália, França, Alemanha, Áustria e muitos outros. Esta sessão irá abordar porque os portais de dados são úteis, o que eles fornecem e fornecerá também um mostruário dos melhores exemplos práticos que a variada base de usuários de CKAN já gerou! Nossa convidada especial será Irina Bolychevsky, Diretora de Serviços da Open Knowledge Foundation.

Aprenda e compartilhe suas histórias de CKAN no dia 23 de abril de 2014.

(Nota: em breve, traremos mais detalhes sobre a sessão de Open Access do dia 30 de abril)

Recursos