Inovação Cívica

Contribua para libertar a informação dos diários oficiais das capitais brasileiras

24 jun de 2020, por Ariane Alves

Compartilhar

Nesta fase do projeto Querido Diário, a comunidade técnica pode ajudar a completar a lista de “raspadores” usando Python

O Querido Diário, projeto de código aberto da Open Knowledge Brasil que busca facilitar o acesso às informações divulgadas pelos diários oficiais dos municípios brasileiros, está a todo vapor. Anunciaremos novidades sobre as próximas etapas em breve, mas você já pode contribuir e nos ajudar a construir essa jornada rumo às 5.570 cidades do país.

Nossa próxima meta é completar a lista de raspadores para as 26 capitais brasileiras e o Distrito Federal. Até agora, 14 capitais contam com seus raspadores construídos por pessoas programadoras que já contribuíram com o projeto.

Se você sabe – ou conhece quem saiba – construir raspadores em Python usando o framework Scrapy e deseja colaborar de forma voluntária com o projeto Querido Diário, acesse o repositório no Github e submeta seu raspador para alguma das 13 capitais que faltam, de preferência até o dia 15 de agosto, ou divulgue esta convocatória. Além disso, você também pode contribuir com as discussões e revisões pendentes na lista de issues disponíveis. Com a sua ajuda, poderemos avançar na iniciativa e seguir aprimorando as tecnologias cívicas no Brasil.

Sobre o Querido Diário

Fruto dos desdobramentos da Operação Serenata de Amor, projeto que utiliza inteligência artificial para fiscalizar os gastos da cota parlamentar, o Querido Diário tem como foco a captura e o armazenamento dos textos contidos nos diários oficiais.

Em sua maioria, esses textos são publicados em formato fechado e sem padronização, o que dificulta o exercício do controle social por parte da população. Com o Querido Diário, queremos acessar, armazenar e disponibilizar essas informações em formato aberto para uso livre em uma plataforma idealizada especialmente para esse tipo de publicação e conectada a outras bases de dados, possibilitando o monitoramento e a fiscalização por qualquer pessoa que tenha interesse em acompanhar as atividades de seus governantes.