Pesquisadores de várias universidades brasileiras discutirão nos dias 7 e 8 de junho em São Paulo inovações na prática científica que aumentam as possibilidades de participação pública na produção, acesso e difusão de conhecimento.
A participação é gratuita e aberta a todos, sem necessidade de inscrição.
- Acesso aberto e revisão de publicações científicas
- Dados científicos abertos
- Ferramentas científicas abertas
- Educação e recursos educacionais abertos
- Ciência cidadã
- Wikipesquisas
Cada eixo será orientado por pesquisadores com experiência em aplicá-lo ao seu trabalho, que farão breves apresentações seguidas de debate entre todos os presentes.
Já estarão representadas iniciativas da UFMG, UFRGS, UnB, UNESP, UNICAMP, UNIFESP e USP. E há abertura para relatos de outras experiências, com subsídios para transporte no país – para mais informações, escreva para o facilitador do grupo, Dr. Alexandre Hannud Abdo (FMUSP).
O evento também consolidará a formação de um grupo de trabalho nacional em Ciência Aberta, que conta com o apoio inicial de diversas organizações e grupos de pesquisa nacionais e internacionais, como a Wikimedia Foundation, a Open Knowledge Foundation (Brasil e global), a Public Library of Science (PLOS) e outros como SPARC e IDRC.
Como parte das atividades do grupo de trabalho, no dia 8 de junho haverá um workshop para pesquisadores ingressantes e integrantes, a fim de promover maior familiaridade e experiência com práticas representativas das tendências discutidas no dia anterior.
Interessados no encontro e no grupo de trabalho podem obter mais informações em: http://www.cienciaaberta.net/