Encontro reuniu pesquisadores e organizações da comunidade de dados abertos latino-americana

01 mar de 2023, por OKBR

Compartilhar

Reunião foi realizada em Buenos Aires e contou com a participação da Open Knowledge Brasil 

 A Iniciativa Latino-Americana por Dados Abertos (ILDA), que tem como objetivo investigar e colaborar com a comunidade regional de dados abertos e tecnologias cívicas, promoveu um encontro nos dias 16 e 17 de fevereiro, em Buenos Aires. O evento reuniu pesquisadores e organizações que atuam na comunidade de dados abertos da América Latina. 

A diretora-executiva da Open Knowledge Brasil (OKBR), Fernanda Campagnucci, participou do encontro que, entre outras pautas, debateu o futuro da agenda de dados abertos na região.

A reunião em Buenos Aires também definiu detalhes de próximos encontros, como o Abrelatam/Condatos, que congrega a comunidade de dados da América Latina em painéis e conversas para melhorar o acesso aos dados para a sociedade. A conferência, que é o principal ponto de encontro da comunidade na região, completa uma década em 2023. 

“A OKBR, que também completa dez anos, está presente nesse espaço desde o início, levando pautas do Brasil e aprendendo com as práticas dos outros países”, lembra Campagnucci. “É muito importante para nós seguir contribuindo para a construção dessa comunidade e para a governança da ILDA, de que pretendemos participar ainda mais ativamente a partir de agora”, ressalta.

No LinkedIn, o diretor-executivo da ILDA, Fabrizio Scrollini, destacou que “a ILDA teve um encontro importante para sua evolução como organização e para o avanço de seu trabalho na América Latina”. E concluiu. “A ILDA tem sido mais que a organização e o lar de uma bela e valiosa comunidade de pessoas que contribuíram – de diferentes lugares – para uma América Latina mais aberta, próspera e justa”. 

Durante o encontro realizado em Buenos Aires, Gisele Craveiro, associada da OKBR e uma de suas fundadoras, foi eleita para o conselho diretivo da ILDA, instância que passa a integrar ao lado de Agustín Frizzera, Lucia Abelenda, Juan Pablo Guerrero e Gonzalo Iglesias. 

ILDA

A ILDA foi criada em 2012 como um programa de pesquisa com o objetivo de compreender e disseminar o uso de dados abertos na América Latina. A partir de 2018, tornou-se uma organização internacional independente e sediada em Montevidéu, no Uruguai. Ao longo de sua história, já contou com o apoio de instituições como o Centro de Pesquisa de Desenvolvimento Canadense (International Development Research Center-IDRC), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Luminate/Omidyar.