Está no ar o Dialogando: confira as opiniões e propostas de seus candidatos

22 set de 2014, por OKBR

Compartilhar

Você já pode se informar sobre as visões e propostas de seus candidatos ou candidatas sobre transparência, liberdade de expressão e privacidade: está no ar a plataforma Dialogando! Até o momento, um candidato governador, seis candidatos a deputado federal e seis a deputado estadual responderam parcial ou totalmente seus questionários.

As respostas se referem a três perguntas centrais:

Como garantir a proteção de dados pessoais na rede? Que desafios enfrenta hoje a liberdade de expressão? Como usar as novas tecnologias para aumentar a transparência governamental?

Cerca de 300 candidatos foram contatados durante a fase inicial do projeto e ainda podem enviar suas respostas a nove perguntas sobre sua atuação, propostas e visões sobre essas questões.

Captura de tela 2014-09-22 às 15.54.11

Confira as respostas de seus candidatos e candidatas sobre o futuro da Internet, acesse o Dialogando

O projeto

Cada vez mais, temas relacionados aos direitos digitais e ao uso da Internet para a consolidação da democracia se tornam fundamentais para a sociedade. Apesar disso, essas questões muitas vezes são esquecidas nos debates eleitorais. Pensando nisso, a Open Knowledge Brasil criou o Dialogando, um projeto que busca enriquecer o debate eleitoral e estimular o voto consciente nesses temas tão importantes.

Todos os candidatos e candidatas aos cargos de deputados (federais e estaduais), senadores e suplentes, governador por São Paulo e também os que disputam a presidência estão convidados a acessar um formulário online e a responder nove perguntas sobre sua atuação, propostas e visões sobre privacidade, transparência e liberdade de expressão.

“Estamos cada vez mais consolidando nossa democracia, mas ainda estamos longe de atingir os níveis de transparência e liberdade de expressão de nações com democracias mais maduras”, afirma Everton Zanella Alvarenga, da Open Knowledge Brasil. Ele lembra que o Brasil ainda está em 37º lugar no Censo de Dados Abertos da Open Knowledge Internacional e completa: “é fundamental que nossos futuros representantes políticos apresentem propostas claras sobre como vão atuar nesses temas, esperamos que nas próximas eleições os candidatos estejam mais preparados sobre eles, pois são fundamentais para nossa democracia”.

Se você gostaria de ver as propostas do seu candidato na pltaforma, convide-o a participar! Basta escrever para [email protected] ou [email protected] enviando os dados do seu candidato e nós enviaremos o questionário para ele.

A plataforma Dialogando tem o apoio da campanha Web We Want da World Wide Web Foundation, organização criada por Tim Berners-Lee em defesa de uma Internet livre e aberta.

Saiba mais: