Inovação Cívica

Festival de contribuições: veja o impacto do Hacktoberfest nos projetos da OKBR

24 nov de 2022, por OKBR

Compartilhar

Foram mais de 60 contribuições individuais aos nossos projetos de código aberto.

Como já está se tornando tradição, a OKBR participou do Hacktoberfest em 2022, evento que incentiva contribuições a projetos de código aberto durante o mês de outubro. O engajamento este ano foi alto! Vamos dar uma olhada em como os projetos avançaram.

Panorama dos projetos

Os principais avanços foram feitos no Querido Diário (QD), com 63 pull requests criados. Um pull request, ou PR, é a forma que o Github permite que qualquer pessoa faça uma contribuição para um projeto. Todo PR é avaliado por pessoas mantenedoras do projeto e então integrado ao código principal, caso seja aprovado. Tivemos um total de 30 PRs já aprovados e os restantes estão em processo de revisão. Com essas contribuições já integramos 9 cidades ao QD e mais de 30 estão sendo avaliadas. Esta é a lista de municípios adicionados até o momento:

  • Serra (ES)
  • Aparecida de Goiânia (GO)
  • Marília (SP)
  • Contagem (MG)
  • Santo André (SP)
  • Joinville (SC)
  • Belford Roxo (RJ)
  • Acajutiba (BA)
  • Caxias do Sul (RS)

Durante a Python Brasil 2022 realizamos a primeira sprint híbrida do Querido Diário, com participação presencial no evento e online por meio do Discord da OKBR. Nesse evento buscamos facilitar contribuições para o Querido Diário com raspadores para cidades da Amazônia Legal. Em breve, diversos municípios desse escopo serão integrados ao projeto, que está muito próximo de atingir o marco de 50 cidades cobertas.

Além do Querido Diário, também tivemos uma contribuição no Perfil Político, para melhoria da documentação. Este tipo de apoio é sempre muito importante para projetos de código aberto.

Crescimento da comunidade

O Discord da OKBR é o espaço onde a comunidade interage, participa de eventos, reuniões e tira dúvidas sobre os projetos. No mês de outubro, tivemos 39 novos ingressos nesse espaço, chegando a 544 pessoas. Além disso, métricas importantes de engajamento (ativação, retenção, mensagens por pessoa) se mantiveram altas ao longo de todo o mês. Isso revela que estamos em um ótimo padrão de comunidades ativas no Discord.

Para o Hacktoberfest 2023

Consideramos que o Hacktoberfest 2022 foi um sucesso. Para isso, destacamos algumas medidas que tomamos como preparação para o evento e que vamos avaliar a repetição ou melhoria para o próximo ano:

  • Eventos: a realização das sprints possibilita introduzir pessoas ao QD de forma bem dinâmica e resulta em contribuições recorrentes.
  • Direcionamento: ter uma indicação objetiva de contribuições recomendadas nos repositórios para quem vai realizar a primeira contribuição para o projeto.
  • Classificação: organizar as tarefas por grau de dificuldade evita possíveis frustrações ao escolher um desafio adequado ao nível de experiência de cada pessoa.
  • Acolhimento: fornecer um espaço como o Discord da OKBR, recepcionar as pessoas e tirar dúvidas ajuda na construção de uma boa comunicação com a comunidade
  • Organização: a criação de ferramentas de organização como o quadro de expansão de cidades no Querido Diário facilita bastante o gerenciamento das atividades sendo realizadas e ainda torna o progresso público para quem contribuiu ou pensa em contribuir com os projetos.

Com essas reflexões e expectativas nós celebramos o código aberto. Esperamos que 2023 seja muito maior do que 2022 já foi!