Advocacy e Pesquisa

Índice de Transparência da Covid-19 entra em nova fase com boletins especiais

30 set de 2020, por OKBR

Compartilhar

Neste mês, começa uma nova fase do Índice de Transparência da Covid-19, o projeto da Open Knowledge Brasil (OKBR) que avalia a qualidade dos dados e informações relativos à pandemia do novo coronavírus publicados por capitais, estados e o governo federal.

Com o apoio da iniciativa Todos os Olhos na Amazônia, da Hivos, o ITC-19 produzirá boletins especiais sobre a pandemia na região da Amazônia Legal. O primeiro deles, sobre dados da população indígena, foi publicado no final de setembro, com divulgação feita pela agência Bori e expressiva repercussão na imprensa.

Em breve, também serão produzidas novas edições de itens do toolkit para gestores, assim como as entrevistas com servidores e servidoras que contam aos desafios e estratégias que adotaram para gerenciar as informações que subsidiam o combate à pandemia.

Para preservar a qualidade do trabalho de monitoramento da transparência dos órgãos públicos que tem sido realizado desde abril, a coleta de dados e a divulgação dos boletins passam a ser mensais, ou seja, a cada mês serão publicados um boletim para estados e outro para capitais, de forma alternada.

A metodologia da avaliação permanece a da versão 2.0 do ITC-19, constituída por um conjunto de 26 critérios, composto por dados essenciais (conteúdo) e parâmetros de publicação (granularidade e formato), que foram construídos a partir da experiência na primeira fase do projeto e das contribuições da comunidade especializada no tema. As planilhas com os resultados das avaliações prévias dos estados e capitais continuam disponíveis para consulta.