Escola de Dados

Inscrições abertas para segunda turma de curso de investigações digitais

17 maio de 2023, por Isis Reis

Compartilhar

De 7 a 28 de junho, a Escola de Dados realizará a segunda edição do curso “Investigações Digitais: OSINT para jornalistas e ativistas brasileiros”, com apoio da Tactical Tech e da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). O treinamento visa apresentar técnicas de investigação centradas nos desdobramentos dos ataques antidemocráticos de 8 de janeiro, e contará com aulas ao vivo às segundas e quartas à noite.

Inteligência com fontes abertas – Open Source Intelligence (OSINT) – é um conjunto de técnicas e metodologias para realização de investigações digitais, que cada vez ajuda jornalistas investigativos, redações e organizações da sociedade civil a produzirem evidências críticas a partir de informações publicamente disponíveis.

Neste curso, serão oferecidas aulas práticas, conduzidas por alguns dos principais jornalistas investigativos do Brasil. Participantes vão aprender técnicas como busca avançada (dorking), investigações de empresas e pessoas físicas a partir de dados públicos, investigações visuais e de metadados e mapeamento de redes de desinformação.

A carga total do curso é de 14 horas e o investimento é de R$299. Participantes do programa de membresia da Escola de Dados ou associados da Abraji têm direito a 20% de desconto no valor da inscrição. O curso oferece certificação para quem participar de ao menos 70% das atividades síncronas. Participantes do curso também terão acesso à plataforma do CruzaGrafos.

Nesta edição, participantes do curso serão novamente selecionados via chamada pública, que irá oferecer até 50 vagas para pleiteantes com o seguinte perfil:

• Jornalistas;
• Integrantes de comunidades de softwares livres e inovação cívica;
• Ativistas de organizações de defesa de direitos;
• Comunicadores de grupos minoritários.

QUERO PARTICIPAR DO CURSO

Capacitação em OSINT
primeira edição desta atividade foi realizada em maio de 2022 e contou com cerca de 60 participantes. Além disso, no início deste ano, realizamos, em parceria com o Laboratório de Democracia da Purpose, duas oficinas e 15 horas de mentorias no projeto “Investigações Digitais para a Democracia”. Pessoas de 10 organizações participaram deste rápido treinamento, focado na investigação dos atos antidemocráticos. Elas tiveram acesso a algumas ferramentas e técnicas específicas de investigação e a um processo de mentoria para melhorar a verificação e armazenamento dos dados coletados.