Advocacy e Pesquisa

Nova metodologia da OKBR amplia cobrança por abertura de dados da Covid-19

03 jul de 2020, por OKBR

Compartilhar

Versão atualizada do Índice de Transparência permitirá compreender como a pandemia atinge outros segmentos da sociedade; capitais também serão avaliadas 

A nova versão do Índice de Transparência da Covid-19 (v2.0), elaborada pela Open Knowledge Brasil (OKBR) com a colaboração da comunidade técnica e acadêmica e com base nos aprendizados das primeiras avaliações, contará com 26 indicadores de abertura de dados, o dobro da versão anterior. Nesta segunda fase, o projeto conta com o apoio do Instituto Hivos, além da parceria técnica com o Instituto de Governo Aberto (IGA). 

Dentre os novos critérios estão a exigência da disponibilização de dados sobre todas as notificações de Covid-19, incluindo casos suspeitos. Também avança no detalhamento de dados demográficos, como raça/cor, populações indígenas, pessoas privadas de liberdade e profissionais da saúde. 

Outro destaque é a seção que busca qualificar a publicação de dados sobre infraestrutura de saúde, cobrando a disponibilização de informações sobre quantidade de casos por unidade de saúde, detalhamento de tipos de testes disponíveis e aplicados, e a ocupação de leitos SUS e privados como um todo — não apenas dos exclusivos para Covid-19. Por fim, a dimensão Formato também avaliará as formas de navegação dos sites institucionais e a disponibilidade de notas explicativas sobre o método de cálculo dos principais indicadores de Covid-19.

O lançamento dos resultados da nova versão do ITC-19 está marcado para o dia 9 de julho, quando será publicado  o desempenho de estados e governo federal, de acordo com a metodologia reformulada. Na semana seguinte (16/07) será a vez das capitais, que também serão analisadas sob o novo modelo do Índice. As atualizações do Índice de Transparência da Covid-19 2.0 serão semanais, intercalando publicações sobre estados e capitais.

Confira no site um resumo dos indicadores da nova versão ou baixe aqui a Nota Metodológica 2.0 completa.


Sobre o Índice de Transparência da Covid-19

Desde o dia 3 de abril, a Open Knowledge Brasil tem conduzido uma série de ações para ampliar a transparência de dados da pandemia do governo federal e de todos os estados brasileiros. O Índice de Transparência da Covid-19 (ITC-19) foi concebido como um poderoso mecanismo capaz de pressionar governos para que sejam mais transparentes, ao passo em que oferece parâmetros para que gestores públicos possam articular ações de abertura desses dados.

 primeira versão do Índice de Transparência da Covid-19 cobrou a divulgação de um conjunto mínimo de dados padronizados para que o acompanhamento do avanço da pandemia fosse possível. Ao longo de onze semanas, a equipe da OKBR esteve em contato com gestores públicos de todo o país, apoiando e avaliando semanalmente a evolução da transparência de estados e do governo federal. Neste período, o ITC-19 detectou que a pontuação média de transparência desses entes triplicou, saindo de 29, em 3 de abril, para 86, em 11 de junho.