Escola de Dados

Novo ebook gratuito da OKBR trata do fluxo de trabalho com dados

24 jun de 2021, por

Compartilhar

Webinar de lançamento do será em 29 de junho no canal do Youtube da Escola de Dados; programe-se!

A Open Knowledge Brasil, por meio da Escola de Dados, lança mais um ebook, o “Fluxo de trabalho com dados – Do zero à prática”. O livro digital é voltado a estudantes de jornalismo e profissionais de outras áreas da comunicação que estão começando a trabalhar com dados. O evento de lançamento ocorrerá no dia 29/06, às 19h, no canal do YouTube da Escola de Dados e contará com a presença dos autores do livro.

Clique aqui para receber o lembrete do evento.

Dividido em seis capítulos, o ebook é baseado no fluxo de trabalho com dados (data pipeline), que é uma metodologia – desenvolvida pela rede da Escola de Dados – na qual são abordadas todas as etapas do trabalho, desde a definição das questões até a visualização dos dados.

As etapas desse fluxo, como definição, obtenção dos dados, checagem e limpeza dos dados, análise de dados e visualização de dados, são apresentadas de forma linear no livro. A publicação também traz dicas e referências para quem deseja seguir com a aprendizagem na área.

Conheça os autores do ebook Fluxo de trabalho com dados – Do zero à prática

Adriano Belisario – Coordenador da Escola de Dados e jornalista com mais de 10 anos de experiência com projetos na área de comunicação e tecnologias livres.

Marília Gehrke – Doutoranda em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde também fez mestrado.

Marina Gama Cubas – É jornalista de dados, e colabora com investigações e análises de dados em projetos  especiais do Aos Fatos.

Rodrigo Menegat – Trabalha como jornalista na editoria de infografia digital do Estadão, onde produz reportagens e visualizações feitas a partir da exploração de bases de dados.


Webinar de lançamento do ebook Fluxo de trabalho com dados – Do zero à prática
Quando: 29 de junho, às 19h
Onde: Canal do YouTube da Escola de Dados
Participação dos autores: Adriano Belisario;  Marília Gehrke; Marina Gama Cubas e Rodrigo Menegat.