Advocacy e Pesquisa

OKBR abre chamada para pessoas avaliadoras do Índice de Dados Abertos para Cidades; saiba como se candidatar

11 maio de 2023, por OKBR

Compartilhar

No segundo semestre de 2023, a Open Knowledge Brasil (OKBR) vai realizar um trabalho inédito de mapeamento da disponibilidade e da qualidade de dados abertos em todas as capitais brasileiras — o Índice de Dados Abertos para Cidades (ODI – Cidades). O projeto deverá contar com uma equipe responsável pela coleta e validação dos dados, sob coordenação do time de Advocacy e Pesquisa da OKBR.

A metodologia do Índice está disponível em consulta pública até 14 de maio (conheça). Após a sistematização e lançamento da versão final, a equipe de pesquisa deverá participar de uma formação quanto à metodologia para então prosseguir para a coleta de dados.

Leia atentamente os requisitos e especificações da vaga e preencha o formulário disponível no final deste texto até 28 de maio.

Requisitos

  • graduação completa ou em andamento em gestão de políticas públicas, administração pública, comunicação, ciências sociais ou áreas correlatas;
  • alguma experiência em ações e/ou projetos relacionados a transparência, dados abertos ou governo aberto;
  • experiência com coleta, uso ou manejo de dados;
  • experiência no setor público ou em projetos ou ações voltados ao setor público;
  • excelente capacidade de comunicação oral e escrita, e de organização pessoal.

Priorizaremos a candidatura de pessoas pretas, pardas e indígenas, especialmente mulheres (cis e trans), que cumpram os requisitos acima.

Atividades e responsabilidades

O ODI cidades avaliará a disponibilidade e a qualidade dos dados abertos de todas as capitais do país, analisando 14 dimensões temáticas, além de uma dimensão transversal aos temas, que examinará a própria governança de dados das prefeituras. Ao todo, o índice apresentará 11 indicadores, reunidos em seis grupos de critérios.

Esses indicadores serão aplicados para avaliar 106 conjuntos de dados. O trabalho das pessoas avaliadoras consistirá em localizar e verificar esses conjuntos e atribuir uma pontuação a partir da questão de cada indicador. Cada avaliadora deverá atuar em duas ou três dimensões temáticas, e cada dimensão será avaliada por, ao menos, duas pessoas. As principais atividades serão:

  • participar de uma sessão de formação na metodologia (~2h30) e, ao menos, três reuniões de alinhamento ao longo dos 2 meses e meio de trabalho;
  • participar de canal de comunicação (ex.: Slack) para troca de informações sobre o processo de coleta e análise dos dados;
  • localizar, nas fontes de informação indicadas pelas prefeituras, bases de dados previstas no Índice de Dados Abertos e atribuir a pontuação correspondente, de acordo com as diretrizes que serão fornecidas pela coordenação do projeto;
  • documentar o trabalho de coleta de dados;
  • subsidiar o trabalho de análise de dados, fornecendo informações para a coordenação do projeto.

Em razão da agilidade e dos prazos exíguos do projeto, encorajamos apenas as candidaturas de pessoas que poderão cumprir a carga horária estimada (confira abaixo) durante todo o período da prestação do serviço.

Detalhes da contratação e remuneração prevista

O período de prestação dos serviços é de 19/06 e 31/08, e a expectativa de carga horária é de aproximadamente 15 horas semanais. Para a contratação, é necessário que a pessoa tenha possibilidade de emitir nota fiscal. A remuneração prevista é de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) pela totalidade do serviço, no período de 2 meses e meio. Os pagamentos serão realizados em duas parcelas de R$ 2.500,00, de acordo com o andamento das entregas.

Como se candidatar

Se você cumpre os requisitos acima, preencha este formulário até o dia 28/05/2023. Não serão aceitas candidaturas por outros meios.

Todas as pessoas inscritas serão informadas por e-mail sobre o resultado do processo seletivo.

Cronograma atualizado 

  • Candidatura das pessoas avaliadoras: até 28/05
  • Conclusão do processo seletivo: até 16/06
  • Formação inicial para a metodologia: a partir de 21/06
  • Período de coleta dos dados: entre 03/07 e 28/08

Dúvidas sobre este processo seletivo poderão ser enviadas para contato [arroba] ok.org.br.