Parcerias e Serviços

OKBR apoiará Prefeitura de Mogi das Cruzes na implementação de iniciativas de inovação em governo aberto

18 jan de 2023, por OKBR

Compartilhar

Open Knowledge Brasil firma acordo de cooperação com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, um dos maiores municípios da Região Metropolitana de São Paulo 

A Open Knowledge Brasil (OKBR) apoiará a Prefeitura de Mogi das Cruzes na implementação de iniciativas de inovação em governo aberto, com o  objetivo de proporcionar a colaboração e potencializar a transparência no município.

Por meio de um acordo de cooperação firmado com a Secretaria Municipal de Transparência e Comunicação Social de Mogi das Cruzes em outubro de 2022, a OKBR colaborará, ao longo de seis meses, revisando as ações apresentadas pela Secretaria com base em sua ampla expertise na temática. 

O acordo — que não envolve repasse de recursos — representa a união de esforços para o desenvolvimento de iniciativas de inovação em governo aberto, promovendo maior acesso aos dados públicos.

O pontapé das ações será a revisão do projeto do Laboratório de Inovação em Governo Aberto, LIGA, instituído pelo Decreto nº 21.279, de 28 de setembro de 2022.

“É fundamental contarmos neste momento com parceiros experientes, que possam nos auxiliar a criar e disponibilizar as melhores ferramentas e, assim, prestar o serviço público com mais eficiência e qualidade”, destaca, em nota, o secretário municipal de Transparência e Comunicação, Severino Netto.  

De acordo com a gestora de parcerias e serviços da OKBR, Gabriella Beira, “a cooperação com órgãos públicos tem como objetivo contribuir para melhorias na relação entre os governos e a sociedade”.

 

PARCERIAS E SERVIÇOS

Quer inovar nos serviços públicos como a Prefeitura de Mogi das Cruzes? A OKBR pode apoiar órgãos públicos e organizações sociais com: 

  • Desenho e execução do processo de construção de políticas e planos de dados abertos;
  • Criação de repositórios de dados com tecnologia CKAN;
  • Concepção e realização de datathons e hackathons para fomentar o uso de dados abertos pela sociedade;
  • Criação de catálogos e inventários de dados e adequação dos processos de publicação à LGPD;
  • Cursos sob demanda, customizados para cada necessidade, nos formatos in company ou remoto;
  • Laboratórios e mentorias para a realização de projetos e solução de desafios.

É possível conferir mais detalhes sobre estes e outros serviços aqui.