Inovação Cívica

OKBR apresentou projetos de inovação cívica a entidades de fiscalização internacionais

07 fev de 2023, por OKBR

Compartilhar

A Open Knowledge Brasil (OKBR) foi convidada a apresentar sua experiência com a construção de tecnologias abertas e colaborativas para o monitoramento de despesas e políticas públicas a um grupo de representantes de entidades de fiscalização superiores, como tribunais e cortes de conta, de diversos países.

O grupo tem um memorando de entendimentos firmado e se reúne regularmente para debater e trocar experiências sobre temas relacionados a inteligência artificial (IA), Big Data e analytics aplicados à auditoria governamental. Além do Tribunal de Contas da União (TCU) do Brasil, participam entidades correlatas do Reino Unido, Holanda, Alemanha, Finlândia e Noruega. 

Sob coordenação de uma equipe do TCU, o encontro de 31/1 discutiu tendências do uso de IA e ciência de dados no setor público, com apresentação de temas como IA centrada em dados, “explicabilidade” de IA e a colaboração entre agências governamentais para auditoria com dados. 

A diretora-executiva da OKBR, Fernanda Campagnucci, apresentou a perspectiva cidadã de monitoramento de governos, detalhando casos como a Operação Serenata de Amor e o projeto Querido Diário, desenvolvidos pela área de Ciência de Dados para Inovação Cívica da OKBR. Além dos projetos, detalhou as metodologias de engajamento e colaboração praticadas pela organização.

Acesse aqui os slides da apresentação (em inglês).