Inovação Cívica

OKBR e Embaixadoras lançam carta-compromisso por municípios mais transparentes e colaborativos

05 nov de 2020, por Ariane Alves

Compartilhar

A Rede de pessoas Embaixadoras de Inovação Cívica da Open Knowledge Brasil (OKBR) elaborou uma carta-compromisso para que as pessoas candidatas às eleições de 2020 se engajem e promovam uma gestão que priorize a transparência e a abertura de dados públicos. A redação da carta foi liderada pela engenheira de software e embaixadora Ana Paula Gomes e pela coordenadora de Advocacy e Pesquisa da OKBR, Danielle Bello.

A carta está disponível em duas versões: uma para as pessoas candidatas à prefeitura e outra para a câmara municipal. Ambas podem ser acessadas nesta pasta.

“Tem sido bem difícil levar as candidaturas da minha cidade a discutir transparência, simplesmente porque não é um assunto que agrada mais a população”, afirma Ana Paula, que é natural de Feira de Santana (BA). “A campanha política é o momento no qual candidatos e candidatas estão mais abertos a ouvir e a se comprometer com pautas em geral. Essa carta-compromisso é a nossa tentativa de fazer com que eles se comprometam publicamente em levar a transparência e o controle social a sério. Dessa forma, poderemos cobrá-los no futuro”, explica.

Os termos com os quais as pessoas candidatas deverão se comprometer a promover em suas gestões envolvem ações como a regulamentação da Lei de Acesso à Informação (LAI) no município e o atendimento a seus preceitos; o estímulo à transparência em todos os órgãos, à participação e ao controle social; a capacitação de servidoras e servidores públicos em temas relativos a transparência e dados abertos; e o estabelecimento de processos para abertura, atualização e melhorias de dados.

Envie a carta para seus candidatos e candidatas! Marque seus perfis nas redes sociais e utilize a hashtag #CartaPorUmaCidadeAberta.