Advocacy e Pesquisa

OKBR e Prefeitura do Rio firmam cooperação para formular política de dados abertos

24 mar de 2022, por OKBR

Compartilhar

Open Knowledge Brasil vai apoiar tecnicamente a elaboração da Política de Dados Abertos da cidade e de modelo para planos setoriais de abertura

 

A Prefeitura do Rio de Janeiro firmou Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Open Knowledge Brasil (OKBR) para o desenvolvimento de sua Política de Dados Abertos (PDA). A ação acontece no âmbito do Programa Carioca de Integridade Pública e Transparência — Rio Integridade, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Governo e Integridade Pública.

Assinado em fevereiro, o acordo — que não envolve repasse de recursos — prevê que a OKBR revise a minuta da PDA e do modelo de plano de dados abertos da Prefeitura. Também estão previstos eventos para promover a cultura de dados abertos no município e o engajamento do ecossistema de dados em torno da iniciativa.

De acordo com a diretora-executiva da OKBR, Fernanda Campagnucci, esses instrumentos são fundamentais para a governança de dados públicos. “Construir um catálogo e instituir um mecanismo de planejamento e de participação da sociedade para a abertura de dados em todas as áreas de políticas públicas são passos imprescindíveis para avançar na transparência”, afirma.

Os próximos passos da parceria serão divulgados em breve pelas instituições. O acordo tem vigência de dois anos.