Advocacy e Pesquisa

OKBR é selecionada para Conselho de Transparência e Combate à Corrupção, da CGU

15 dez de 2021, por OKBR

Compartilhar

Open Knowledge Brasil foi uma das seis organizações da sociedade civil selecionadas para integrar órgão da Controladoria-Geral da União

Nesta quarta-feira (15/12), a Controladoria-Geral da União (CGU) divulgou o resultado da seleção de entidades e organizações da sociedade civil para composição do Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção – CTPCC.

O Conselho é um órgão consultivo integrante da estrutura básica da CGU, com a finalidade de debater e sugerir medidas de aperfeiçoamento e fomento de políticas e estratégias, no âmbito da administração pública federal.

O processo seletivo se iniciou em outubro e foram avaliadas 20 inscrições. A Open Knowledge Brasil foi selecionada na categoria “organização com experiência comprovada em projetos de fomento em transparência, acesso à informação ou governo aberto”.

“Nestes tempos em que acompanhamos o enfraquecimento e desmonte de instrumentos e de políticas de transparência e combate à corrupção, ocupar espaços institucionais é fundamental. Esperamos que seja efetivamente aberto ao diálogo e propositivo”, declarou Fernanda Campagnucci, diretora-executiva da OKBR, após a divulgação do resultado.

Danielle Bello, coordenadora de Advocacy e Pesquisa da OKBR complementa: “É mais uma forma de acompanharmos de perto pautas que já monitoramos, lutando para que não haja mais retrocessos no acesso à informação pública e que ações planejadas para 2022, como as atividades no âmbito da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos e da Parceria para Governo Aberto, de fato, aconteçam.”

As entidades e organizações selecionadas trabalharão junto ao CTPCC em um mandato de 3 anos.

Veja todas as organizações selecionadas aqui.