Advocacy e Pesquisa

OKBR lança campanha por comprometimento de candidaturas com cidades mais abertas

19 ago de 2024, por OKBR

Compartilhar

Objetivo é mobilizar a sociedade e as pessoas candidatas pelo fortalecimento da transparência, do acesso à informação e da governança de dados nos municípios brasileiros na gestão 2025-2028

A Open Knowledge Brasil (OKBR) lança hoje (19/08) a campanha #CartaPorUmaCidadeAberta. Aproveitando que o período eleitoral é um momento estratégico para pautar o governo aberto no debate público, a iniciativa propõe o comprometimento coletivo na construção de governos mais transparentes e colaborativos, orientados pelos princípios do governo aberto.

Para isso, a carta “Compromisso com uma cidade mais aberta e colaborativa” traz uma série de ações concretas para o fortalecimento da transparência, do acesso à informação e da governança de dados nas cidades brasileiras, na gestão 2025-2028.

Leia a carta na íntegra aqui

Além das pessoas candidatas, a carta deste ano abre espaço para a adesão de indivíduos, movimentos e organizações da sociedade civil que queiram assumir o compromisso de acompanhar e demandar que as gestões municipais priorizem essas iniciativas.

“Vários municípios ainda precisam de avanços significativos em relação à transparência e integridade pública, com especial atenção às iniciativas voltadas à abertura de dados e à garantia do direito de acesso à informação. A carta-compromisso é importante para aproximar os planos de governo e futuros mandatos de ações estruturantes para a área, considerando as diferentes realidades de cada localidade”, observa Milena Coimbra, analista de Advocacy e Pesquisa da OKBR.

Para formalizar o apoio e comprometimento basta preencher o formulário de adesão.

Material de divulgação do apoio à campanha #CartaPorUmaCidadeAberta

Iniciativa acontece há 3 anos

Em sua terceira edição, essa iniciativa nasceu em 2020 no contexto das eleições municipais, da provocação da Rede de Embaixadoras de Inovação Cívica da OKBR, que reúne mais de 150 pessoas engajadas com a abertura de governos e o fortalecimento da democracia em todo o país. Em 2022, o foco foi nas candidaturas aos governos estaduais e suas assembleias legislativas e o compromisso com a transparência e abertura de dados.

Saiba mais sobre a iniciativa e veja quem já aderiu aqui