OKBR marcou presença na Abrelatam e na Condatos de 2023, em Montevidéu; veja relato

09 nov de 2023, por OKBR

Compartilhar

Giulio Carvalho e Fernanda Campagnucci participaram de diversas atividades nos eventos e destacaram projetos da organização; encontro também contou com anúncio da OKBR como co-anfitriã da próxima edição, no Brasil

Entre os dias 31 de outubro a 3 de novembro, a Open Knowledge Brasil (OKBR) esteve presente na 10ª edição de dois dos maiores eventos de dados abertos da América Latina: o Encontro Aberto para uma Região Aberta (Abrelatam) e da Conferência Regional para Dados Abertos da América Latina e Caribe (Condatos), que foram realizados em Montevidéu, no Uruguai.

Fernanda Campagnucci, diretora-executiva da OKBR, e Giulio Carvalho, coordenador do programa de Inovação Cívica, participaram de diversas algumas atividades da programação dos encontros, que terão o Brasil como sede de suas próximas edições. A notícia foi divulgada no encerramento da Condatos, no dia 1º de novembro. 

A Open Knowledge Brasil (OKBR) e a Controladoria Geral da União (CGU) serão, respectivamente, os entes da sociedade civil e do governo responsáveis pela realização dos encontros, que também contam com a Organização dos Estados Americanos (OEA) e a Iniciativa Latinoamericana por los Datos Abiertos (ILDA) em seu quadro de governança.

 

Dez anos de dados abertos e da Escuela de Datos

Em 1º de novembro, um painel reuniu sete pessoas que são referências na comunidade de dados abertos latino-americana para fazer um balanço sobre a década de Abrelatam-Condatos, e os erros e acertos dessa agenda na região. Fernanda era uma das convidadas, ao lado de Arturo Muente, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); Carol Conejo, representante da Open Government Partnership (OGP); Natália Carfi, da Open Data Charter e Sara Fratti, Fundación Avina. Daniel Carranza, da Data Uruguay, mediou a conversa.

Crédito: Escuela de Datos

Em sua fala, Fernanda destacou que, embora alguns desafios típicos desses dez anos permaneçam, como aumentar a disponibilidade de dados e melhorar sua qualidade, o cenário se complexificou muito nos últimos anos: “o uso de inteligência artificial, a desinformação escalando, as leis gerais de proteção de dados e a interpretação equivocada que está sendo usada como pretexto para fechar dados de interesse público, são questões que tornaram o debate sobre dados abertos ainda mais relevante”, ponderou. Fernanda destacou, ainda, a necessidade de avançar em novas abordagens: “ainda nem resolvemos os desafios de democratizar a alfabetização de dados e precisamos, com urgência, tratar do letramento em infraestruturas de dados, para que as pessoas possam intervir nesse debate fundamental para as democracias”.

Crédito: Escuela de Datos

A Escuela de Datos, liderada pela SocialTIC, do México, também celebrou 10 anos de sua fundação. Durante a Condatos, em 31 de outubro, Fernanda, representando a Escola de Dados da OKBR, participou de uma atividade de comemoração. A ocasião também marcou o relançamento da rede School of Data pela Open Knowledge Foundation.    

Crédito: Escuela de Datos

Ainda como parte da celebração, uma roda de conversa sobre os desafios de trabalhar com educação em dados foi organizada pela Escuela de Dados, em 2 de novembro, na Abrelatam. 

Crédito: Escuela de Datos

 

Querido Diário com sessão de destaque

No painel “Querido Diário: enfrentando colaborativamente o deserto de dados municipais no Brasil”, Giulio Carvalho apresentou a formação da comunidade do Querido Diário como um caso de sucesso que pode servir de aprendizado para projetos de dados abertos na América Latina. 

Com mais de mil participantes no servidor da comunidade da OKBR no Discord, o projeto vem crescendo por meio de iniciativas voltadas à construção da relação com públicos específicos, como o “Querido Diário nas Universidades”, que busca firmar parcerias com grupos de pesquisa para uso do projeto e hoje atua nas áreas de Ciência de Dados e Jornalismo Científico.

Crédito: Carla Aragão

Giulio também foi convidado a ministrar a oficina “Buenas prácticas para datos en la web” junto a Ana Eliza Duarte e Henrique Xavier (Ceweb.br), Carla Aragão (UFBA), Paulo Mota (data_labe), Gisele Craveiro (USP), Giovane Caruso e Fernanda Scovino (Base dos Dados). Nesta oficina, foram apresentados conceitos de avaliação da publicação ou republicação de dados na web por meio de 35 critérios listados no guia de “Boas Práticas de Dados na Web”. Discussões a respeito das boas práticas foram levantadas sobre portais elencados pelos ministrantes e também pelas pessoas participantes, construindo coletivamente a percepção da melhoria nas práticas de publicação em diversos países.

“Fazer parte desta vibrante comunidade latino-americana foi uma experiência incrível. Me anima realizar a Abrelatam/Condatos no Brasil e com isso integrar mais ainda as iniciativas brasileiras neste cenário”, celebra Giulio.