OKBR na Mídia: confira as entrevistas concedidas à TV Globo, GloboNews e ao jornal O Globo

03 out de 2022, por OKBR

Compartilhar

Campanhas e ferramentas desenvolvidas pela Open Knowledge Brasil (OKBR) foram temas de reportagens no jornal O Globo, na GloboNews e no Bom Dia Brasil, da TV Globo, em setembro. O compromisso com a transparência, a garantia de acesso à informação e a prestação de contas à população foram alguns dos temas abordados nas entrevistas que Fernanda Campagnucci, diretora-executiva da OKBR, concedeu aos veículos.

Em entrevista ao vivo ao Jornal das Dez da GloboNews no domingo (25), Fernanda defendeu a transparência em todas as esferas governamentais e argumentou que o assunto deveria ser tratado como uma política pública e que precisa de investimentos. “Quando falamos de dados, estamos falando também de uma infra-estrutura que temos que construir, assim como construímos estradas. Não vemos isso muito bem nos planos do governo e nos debates”, comentou. 

A campanha #CartaPorUmGovernoEstadualAberto, que pede mais transparência dos governos estaduais e assembleias legislativas, também foi um dos assuntos abordados na conversa. Clique aqui para assistir um trecho da entrevista. 

O compromisso com a transparência e a garantia de acesso à informação, especialmente das pessoas candidatas às eleições de 2022, também foi tema da entrevista concedida ao jornal O Globo, publicada em 13/9. Fernanda destacou que o fortalecimento das instituições de transparência precisa estar na agenda das pessoas que concorrem às eleições. “Temos que enfrentar a transparência como qualquer outra política pública. É preciso planejamento, investimento e monitoramento”, disse. Clique aqui para ler a entrevista completa. 

O Querido Diário, plataforma desenvolvida pela OKBR que completou um ano em 2022, foi tema de reportagem do Bom Dia Brasil na sexta-feira (27). A matéria mostrou como a tecnologia pode ajudar a população a supervisionar o trabalho dos governantes e destacou como a ferramenta facilita o acesso e simplifica o conteúdo dos diários oficiais brasileiros. Fernanda Campagnucci explicou que a sociedade pode consultar a plataforma para checar informações valiosas sobre o que acontece nos municípios, como nomeações, exonerações, compras públicas, leis e muito mais. Clique aqui para assistir um trecho da reportagem.