Inovação Cívica

Querido Diário, ferramenta que facilita acesso a diários oficiais de municípios, completa 1 ano

11 ago de 2022, por OKBR

Compartilhar

Projeto de inovação cívica da OKBR está em expansão e deve chegar a 50 cidades ainda em 2022; projetos de educação e meio ambiente já utilizam essa infraestrutura  

Há um ano, a Open Knowledge Brasil (OKBR) lançava o Querido Diário, primeira plataforma de busca que simplifica a leitura dos diários oficiais de municípios brasileiros com consulta gratuita para a sociedade civil. Desenvolvido pela equipe de Inovação Cívica da OKBR, o Querido Diário usa inteligência artificial para classificar, contextualizar e expandir informações dos documentos, permitindo o acesso em formato aberto. A ferramenta nasceu dos desdobramentos da Operação Serenata de Amor, projeto que utiliza ciência de dados para fiscalizar gastos públicos no Congresso Nacional.

Além de disponibilizar uma plataforma de consulta para qualquer pessoa interessada, o Querido Diário tem se tornado uma verdadeira infraestrutura tecnológica para a construção de outras soluções que usam os dados abertos dos diários oficiais. “Os municípios são, muitas vezes, desertos de dados. Com a infraestrutura oferecida pelo Querido Diário, já estamos conseguindo desenvolver projetos de investigação no campo da educação e do meio ambiente, com diversas organizações da sociedade civil”, comemora Fernanda Campagnucci, diretora-executiva da OKBR. 

Reportagens revelando o abandono de obras públicas pela prefeitura de Florianópolis, falta de visibilidade da cultura negra e periférica na capital baiana, discrepância de títulos honorários entre homens e mulheres em Maceió, o colapso da saúde pública em Manaus durante a pandemia, e muitas outras, foram produzidas tendo como base o Querido Diário, que logo chamou a atenção de jornalistas e pesquisadores, que utilizam a plataforma para investigar governos, conduzir análises e levantar hipóteses. 

👉Relembre as reportagens de coletivos independentes de jornalismo que utilizaram o Querido Diário

A ferramenta pode ser acessada por qualquer pessoainteressada em monitorar a gestão de sua cidade. Órgãos de controle de políticas públicas e comunidades de inovação cívica também se beneficiam dela, encontrando soluções para os desafios do contexto político e criando tecnologias com mais impacto social. 

“Todo ato público, como contratação, compras públicas e nomeações, precisa ser publicado em um diário oficial para que seja válido no Brasil. Porém, ler o D.O.s não é uma tarefa fácil, e o Querido Diário veio revolucionar o compartilhamento de informações e oferecer mais transparência à sociedade brasileira”, comenta Ariane Alves, analista de Comunicação e Comunicação Digital da OKBR.

Como o Querido Diário funciona? 

O projeto inclui três implementações técnicas: algoritmos de inteligência artificial – que permitem a classificação e a associação da informação publicada nos diários oficiais –, uma plataforma para visualizar a informação dos diários em formato aberto e uma API (Interface de Programação de Aplicativos) aberta, que permite a integração das informações com outros sistemas e aplicações. 

Giulio Carvalho, Coordenador de Inovação Cívica da OKBR, explica o passo a passo: “Foi preciso desenvolver uma ‘engenharia’ com robôs para capturar o conteúdo dos diários. Como não há um padrão, cada tipo de diário precisa de um robô personalizado. Com isso, construímos uma API pública para ‘liberar’ os dados. Depois, criamos uma plataforma de pesquisa que consome os dados desta API para que as pessoas possam pesquisar dezenas de periódicos oficiais em um só lugar e com uma linguagem mais amigável. Por fim, com os dados já abertos, usamos a inteligência artificial para contextualizar e enriquecer as informações, melhorando e fortalecendo o controle social.” 

Querido Diário em números 

Neste primeiro ano do projeto, já foram integradas 33 cidades à plataforma de busca, cinco no Norte, 12 no Nordeste, quatro no Centro-Oeste, quatro no Sul, e oito no Sudeste. Até o final do ano, esse número deve chegar a 50. O caminho pela frente é longo – afinal, o Brasil tem 5.570 municípios – mas a plataforma já foi acessada por 7.564 usuários, mais de 104.000 edições foram abertas utilizando web scraping (extração de dados da web de forma automática), e 2.420 cidades já têm robôs criados para coletar informações dos diários e serão incorporadas futuramente, à medida que o projeto receber mais apoio.

👉Clique aqui e confira todas as cidades que já contam com o Querido Diário. 

Tudo está sendo construído a partir de diferentes tipos de apoio. A Fundação Lemann apoiou a OKBR em um projeto de três anos para construir um Observatório de Tecnologias em Educação, através do monitoramento dos diários oficiais via Querido Diário. O edital do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) foi essencial para lançar a primeira versão da ferramenta, e a Google News Initiative está apoiando a OKBR na construção do ‘Diário do Clima‘, ferramenta que facilitará o monitoramento das questões ambientais a partir do Querido Diário. O projeto também contou com o apoio do estúdio de desenvolvimento de software Jurema para a construção da interface. 

👉Apoie o financiamento coletivo para manutenção e ampliação do projeto.

Mas nem todo apoio é financeiro. O Querido Diário, que é todo em código aberto, também tem a colaboração de desenvolvedores que ajudam a rever os códigos no repositório GitHub e a discutir os próximos passos do projeto. Neste primeiro ano, o Querido Diário foi ajudado por 796 pessoas desenvolvedoras. 

👉Participe da votação aberta disponível no nosso servidor no Discord e nos ajude a escolher as próximas cidades!