Inovação Cívica

Retrospectiva 2021: relembre as reportagens e outros casos de uso do Querido Diário

17 dez de 2021, por Ariane Alves

Compartilhar

A plataforma de busca do Querido Diário foi lançada em 20/7/2021 e contava, na ocasião, com 12 capitais brasileiras integradas à sua API (interface de programação). Ao longo dos últimos meses, mais 4 cidades foram adicionadas graças às atividades desenvolvidas no âmbito do Diário do Clima, e, apesar de termos um longo caminho pela frente – afinal, o Brasil tem 5.570 municípios -, já temos como ver grandes e impactantes resultados a partir de buscas feitas na ferramenta.

O primeiro caso de uso do Querido Diário veio com a reportagem produzida pela jornalista Beatriz Farrugia, que utilizou a API da plataforma para entender como os diários oficiais de Manaus (AM) explicavam parte da história do segundo colapso do sistema de saúde pública devido ao agravamento da pandemia. Ao analisar edições do diário oficial do município de novembro de 2020 a janeiro de 2021, Beatriz encontrou medidas contraditórias e constatou uma demora na adoção de políticas para conter o avanço do contágio na cidade. Leia a matéria completa.

Ainda em agosto, foi publicada a primeira matéria fruto da parceria com a Purpose Brasil e mais quatro coletivos de jornalismo independente. O coletivo Abaré também analisou os diários oficiais de Manaus utilizando o Querido Diário, desta vez com foco na implementação do debate sobre gênero nas escolas públicas da cidade. A investigação constatou um “vai e volta” das resoluções, envolvendo o legislativo e o judiciário locais. Leia a matéria completa.

A segunda matéria da parceria, publicada em setembro deste ano, foi produzida pelo portal de notícias feminista Catarinas. A reportagem utilizou o Querido Diário para analisar a tramitação de uma obra para acolhimento de mulheres e jovens em vulnerabilidade na cidade de Florianópolis (SC) e constatou que a construção segue abandonada após uma série de pedidos de prorrogação do contrato ao longo de cinco anos. Leia a matéria completa.

Também em setembro, a equipe do data_labe publicou mais uma reportagem da parceria, tendo utilizado o Querido Diário para abordar as políticas de saneamento no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro (RJ). Analisando as publicações oficiais, a reportagem leu a íntegra de 50 edições do diário e constatou que 29 milhões de reais deixaram de ser alocados para a destinação sustentável do lixo na região. Leia a matéria completa.

A quarta e última matéria da parceria foi produzida pelo Portal Correio Nagô e teve seu foco nas políticas públicas culturais. Utilizando o Querido Diário, a equipe analisou as citações referentes à implementação da Lei Aldir Blanc na cidade de Salvador (BA), e encontrou, entre os beneficiados, projetos que fomentam a cultura negra e periférica na cidade. Leia a matéria completa.

E para fechar o ano com chave de ouro, a diretora-executiva da Open Knowledge Brasil, Fernanda Campagnucci, também utilizou o Querido Diário para buscar citações à Lei Geral de Proteção de Dados em todas as 16 cidades disponíveis atualmente. Fernanda encontrou uma grande diversidade de práticas entre as prefeituras, indo de nenhuma citação da Lei até a criação de um Conselho Municipal para tratar do assunto. O registro completo do caso de uso está no site do Querido Diário.

Em tempo: para ficar por dentro de todas as novidades do Querido Diário e do Programa Ciência de Dados para Inovação Cívica da OKBR, assine gratuitamente a Pull, nossa newsletter mensal!