OKBR oferece microbolsas para encontros sobre tecnologias cívicas na Amazônia Legal; inscreva-se

02 jun de 2023, por OKBR

Compartilhar

A Open Knowledge Brasil (OKBR) está oferecendo bolsas para pessoas interessadas em organizar encontros presenciais focados no uso de tecnologias cívicas, em especial da linguagem de programação Python, nos nove estados da Amazônia Legal. A iniciativa é uma ação conjunta entre a Escola de Dados, programa educacional da OKBR, e o eixo de Inovação Cívica da organização. 

Os encontros presenciais acontecerão em paralelo ao curso online e gratuito Python para Inovação Cívica: primeiros passos na prática. Cada pessoa proponente deverá organizar dois encontros (confira abaixo as datas) e terá uma microbolsa de R$ 1.200 (mil e duzentos reais). As propostas deverão ser enviadas até o dia 16 de junho por meio deste formulário

Estão previstos encontros nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão. Será conferida prioridade a:

  • pessoas inscritas (ou que já cursaram) no curso Python para Inovação Cívica;
  • integrantes de comunidades de tecnologias cívicas que atuem na região;
  • pessoas da Rede de Embaixadoras de Inovação Cívica da OKBR;
  • pessoas pretas, pardas e indígenas, além de mulheres cis e trans.

O formato das atividades propostas pode variar, desde que elas estejam relacionadas ao tema em destaque. Poderão ser realizadas, por exemplo, rodas de conversa, debates, oficinas, apresentações de projetos de inovação cívica, resolução de exercícios propostos no curso, entre muitas outras. Não é necessário saber programar em Python, nem ter conhecimentos avançados sobre a linguagem. O objetivo principal é promover encontros que fortaleçam as comunidades de tecnologia na Amazônia e a expectativa de público é de 30 pessoas por encontro.

Cada proposta deverá conter a realização de dois eventos, a serem realizados de acordo com o seguinte cronograma:

  • 1º encontro: entre os dias 26/06/2023 e 07/07/2023;
  • 2º encontro: entre os dias 01/08/2023 e 17/08/2023.

Além do valor da microbolsa, a OKBR dará apoio na divulgação dos eventos selecionados. O resultado da seleção será divulgado até o dia 21 de junho.

Esta atividade é uma realização da OKBR em parceria com os coletivos Pyladies Manaus e PyData Manaus no âmbito do projeto “Fortalecimento do Ecossistema de Dados e Inovação Cívica na Amazônia Brasileira”, contemplado pelo programa Vozes pela Ação Climática Justa (VAC).

Dúvidas sobre este processo seletivo poderão ser enviadas para contato [arroba] ok.org.br.