Advocacy e Pesquisa

OKBR participa da 1ª reunião do Conselho de Transparência Pública da CGU em 2022

30 maio de 2022, por OKBR

Compartilhar

Esse foi o 24ª encontro do colegiado e o primeiro de 2022, com nova composição; OKBR integra o espaço após ter sido selecionada no final de 2021

 

Nesta quinta-feira (26/5), a Controladoria-Geral da União (CGU) realizou a primeira reunião do Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção (CTPCC) em 2022. 

Foi o primeiro encontro desde a renovação de mandatos em dezembro de 2021 e expansão de sua composição, que agora conta com 14 integrantes — sendo sete da sociedade civil e setor privado, e sete de representantes de órgãos públicos.

Como representantes da Open Knowledge Brasil (OKBR), integram o CTPCC a diretora-executiva, Fernanda Campagnucci, como titular; e a coordenadora de Advocacy e Pesquisa, Danielle Bello, como suplente.

Ao abrir os trabalhos, o ministro da CGU, Wagner Rosário, ressaltou a importância da volta dos trabalhos da Comissão, que teve atividades reduzidas durante a pandemia. 

Ele informou que, no período, a equipe da CGU seguiu atuando no Plano Anticorrupção aprovado no âmbito federal. “Os assuntos do Plano podem ser trazidos para discussão e colaboração do Conselho”, afirmou Rosário. 

Além do regimento interno, que deverá ser discutido e aprovado pelos integrantes, a primeira tarefa do grupo será a de construir o Plano de Trabalho do CTPCC para o próximo biênio. 

Entre os temas a serem considerados, estão ações de enfrentamento à corrupção e à impunidade, fomento à transparência e acesso à informação, governo aberto e integridade. A expectativa é que o plano seja aprovado até setembro. 

“Como representantes da sociedade civil no campo de transparência, acesso à informação e governo aberto, buscaremos colaborar com propostas nesse tema e também levar à atenção dos conselheiros eventuais retrocessos identificados nessa área”, afirma Campagnucci, que participou da 24ª reunião.

A documentação de reuniões sobre o CTPCC é registrada pelo CGU em seu site oficial.