Advocacy e Pesquisa

OKBR participa da primeira reunião sobre o 6º Plano Nacional de Governo Aberto

11 abr de 2023, por OKBR

Compartilhar

Grupo de trabalho deve se reunir periodicamente para construção da metodologia de cocriação do próximo Plano Nacional de Governo Aberto

Nesta terça-feira (11/4), a equipe de Advocacy e Pesquisa da Open Knowledge Brasil (OKBR) participou da primeira reunião do GT temporário para construção da metodologia do 6º Plano de Ação Nacional de Governo Aberto, organizada pela Controladoria Geral da União (CGU). A OKBR foi eleita em dezembro de 2022 para compor o GT como representante da sociedade civil. Além de Danielle Bello e Milena Coimbra, respectivamente coordenadora e analista de Advocacy e Pesquisa da OKBR, o encontro contou com a participação dos demais representantes da sociedade civil que integram o GT: o Instituto Brasileiro de Certificação e Monitoramento (IBRACEM) e o Instituto Observatório Político e Socioambiental.

A reunião deu início ao processo de discussão e desenho da metodologia de cocriação do Plano de Ação, previsto para ser entregue em dezembro de 2023, de acordo com as recomendações da Aliança para Governo Aberto, a OGP (da sigla em inglês para Open Government Partnership). Em uma conversa bastante introdutória, o grupo dialogou sobre a agenda de governo aberto no Brasil, a importância de sua institucionalização no governo federal e ações de médio e longo prazo. Para Bello, é fundamental um olhar mais estrutural para a política de governo aberto, principalmente no momento atual de reconstrução da participação social no país e mobilização de diferentes atores da sociedade civil. 

A expectativa é que o processo de cocriação seja iniciado ainda no final do primeiro semestre. O Brasil tem até o dia 31 de dezembro de 2023 para concluir a construção do documento e apresentá-lo à OGP.