Parcerias e Serviços

OKBR quer conhecer demandas de organizações e governos para armazenar e publicar dados; participe da pesquisa

04 maio de 2023, por OKBR

Compartilhar

Objetivo é aprimorar a oferta de serviços e capacitações relacionadas a processos de abertura de dados e ao CKAN, maior plataforma de dados em software livre do mundo

Estabelecer e consolidar uma plataforma de dados abertos tornou-se uma ação incontornável e inadiável em organizações públicas, sociais e privadas em todo o mundo. Mais do que uma medida de transparência, as práticas de armazenamento e publicação de dados são fundamentais para uma boa governança e eficiência organizacional, pois permitem que diferentes atores tenham acesso a informações de qualidade, consistentes e atuais.

A decisão de trabalhar com dados abertos passa pela escolha de um software. Um dos mais utilizados no mundo, o CKAN (Comprehensive Knowledge Archive Network) é um software open source que permite catalogar, armazenar e acessar conjuntos de dados e recebe constantes atualizações por parte da comunidade que o utiliza, além de possuir uma configuração facilmente adaptável a diferentes contextos.

Para identificar demandas específicas de governos e organizações para o uso do sistema, a Open Knowledge Brasil (OKBR), pioneira na oferta de serviços em CKAN no Brasil, lança uma pesquisa, cujo resultado permitirá personalizar a oferta de serviços como capacitação e mentoria de equipes e implementação de etapas como instalação, customização e atualização do sistema. Para contribuir, basta preencher este formulário. O tempo estimado é de apenas dez minutos.

“Temos desenvolvido projetos sob demanda com o uso de CKAN para governos e, sabendo do seu potencial de impacto, queremos ampliar e aprimorar nossa oferta de serviços relacionados à plataforma, utilizada em todo o mundo”, afirma Gabriella Beira, gestora de parcerias e serviços da OKBR.

O diagnóstico também vai ajudar a fortalecer uma comunidade de práticas em torno dos processos de publicação de dados. “O ecossistema de empresas e organizações capazes de adaptar e desenvolver o CKAN ainda é incipiente no Brasil. Queremos expandir essa comunidade e favorecer a troca de conhecimentos entre instituições”, ressalta Fernanda Campagnucci, diretora-executiva da OKBR. 

Sobre o CKAN 

Mantido pela Open Knowledge Foundation, o CKAN é considerado a maior plataforma de dados em software livre do mundo, sendo utilizado em centenas de portais de dados e adotado por diversos governos nacionais e subnacionais no mundo inteiro, a exemplo de Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha, Austrália e México. No Brasil, o sistema é adotado por órgãos e entidades do governo federal, por vários governos estaduais e pelas prefeituras de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, entre outras.

Serviços em CKAN

A OKBR disponibiliza, por meio da Escola de Dados, o curso ‘Publicadores: gerenciando dados abertos com CKAN’ e também oferece cursos sob demanda para atender às necessidades da sua organização (in company ou remoto), além de laboratórios e mentorias para projetos. Este ano, uma edição da formação foi desenvolvida exclusivamente para profissionais da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo (Prodam), considerada a maior empresa de tecnologia municipal do país. O curso foi contratado com o objetivo de melhorar as práticas de transparência e publicação de dados abertos na organização.

Além dessas frentes de atuação, a Escola de Dados produziu um ebook, que aborda a trilha da abertura de dados, unindo aspectos de governança e planejamento a noções técnicas de desenvolvimento e publicação. O material, que permite explorar mais sobre o assunto, está disponível gratuitamente para download.

Conheça este e outros serviços prestados pela OKBR nesta página.