Open Data Day  2019

25 jan de 2019, por OKBR

Compartilhar

* Texto por Pedro Vilanova.

O Open Data Day é um momento anual onde todo o mundo debate e promove, por um dia, o uso de dados abertos. Em geral, acontecem eventos, workshops, fóruns online, hackatons e todo o tipo de atividade usando informação livre. O intuito da data é incentivar governos, empresas e a sociedade civil a usarem dados abertos em suas iniciativas.

Em 2019, o evento acontece pela nona vez. Este ano, a data escolhida pela nossa rede internacional foi o dia 2 de março, sábado. No entanto, como no Brasil a data será carnaval, estamos aconselhando que os eventos locais sejam marcados para o dia 9 de março. As 3 áreas chave de discussão do Open Data Day deste ano são: rastrear fluxo de dinheiro público, mapeamento aberto e desenvolvimento igualitário. O público do Open Data Day é bastante diverso: servidores públicos, desenvolvedores, designers, advogados, estatísticos e demais cidadãos interessados. Não é preciso ter uma formação específica para fazer parte. O importante é participar.

Por que usar dados abertos?

No Brasil, de acordo com a Lei de Acesso à Informação (LAI), os dados abertos devem ser gratuitos, acessíveis e legíveis por máquina. Isso por si só facilita o trabalho de quem quer explorar boas bases de dados sem precisar desembolsar nenhum centavo. Mas o uso de dados abertos vai muito além.

O uso de dados abertos promove a transparência, pelo fato dos dados da gestão pública estarem disponíveis. Depois, quanto maior o uso de dados abertos, mais relevância eles têm e, por isso, mais dados disponíveis tendemos a ter. Isso aumenta muito a área de atuação em open data, movimentando a ciência e o conhecimento livre em diversos setores, o que implica diretamente em cidades e sociedades mais inteligentes. É possível usar dados abertos em mobilidade urbana, segurança pública e educação, por exemplo.

Onde acontece o Open Data Day?

O Open Data Day é um evento global. São centenas de cidade por todo o mundo que participam de forma simultânea promovendo atividades gratuitas para a comunidade. Mais próximo da data, você pode acompanhar a lista dos eventos nesse link.

Por que participar do Open Data Day?

  1. Muitos eventos: por se tratar de um dia especial, a comunidade promove eventos gratuitos em diversas cidades, facilitando para quem quer ter acesso a conteúdos legais. Sem contar que muitas dessas atividades são gravadas, então é possível ter acesso a várias delas depois. Só que vale lembrar da importância de ir pessoalmente a alguns dos eventos prestigiar.
  2. Muita gente envolvida: o Open Data Day movimenta muito a comunidade. Com isso, é uma data muito oportuna para conhecer pessoas com trabalhos relevantes. É o dia que aquela galera que todo mundo admira está ali palestrando ou disponível para bater um papo sobre áreas do conhecimento. Uma ótima oportunidade para networking.
  3. Um ótimo começo: se você nunca participou de eventos da comunidade, essa é uma bela chance de começar. Como o público é plural, há atividades para todos os níveis técnicos.
  4. Sociedades melhores: como falamos ali em cima sobre os temas, participar do Open Data Day é possibilitar o desenvolvimento de projetos que impactam nossas vidas. Seja escrevendo código, divulgando ou apoiando as iniciativas, vale a pena se envolver nisso.
  5. Um movimento global: estar no Open Data Day é sua chance de fazer parte de uma iniciativa que move milhares de pessoas por todo o mundo. Vamos juntos aumentar o impacto do trabalho com dados abertos.

Quer fazer seu evento?

A Open Knowledge pode te ajudar de duas formas. A primeira é para quem quer fazer o seu próprio evento e movimentar a comunidade local, mas precisa daquele empurrãozinho financeiro. Você pode se inscrever para os nossos mini grants, que podem dar até US$ 300 para ajudar a custear a sua iniciativa no Open Data Day. Você pode conferir um pouco mais nesse link.

Agora, se você já conseguiu organizar seu evento e precisa de uma forcinha na divulgação, conte com a gente. Mande o seu evento, com os detalhes, que nós usaremos a nossas redes para levá-lo a mais pessoas.

E se você quer estar nesse movimento como participante, nossa dica é: fique de olho na divulgação e se programe para não perder nenhuma das atividades do Open Data Day 2019.