Se você mora em São Paulo e tem interesse em falar sobre dados abertos e transparência, participe do Open Data Day!
No dia 7 de março, São Paulo se junta a diversas cidades pelo mundo e celebra a décima edição do Open Data Day, o Dia dos Dados Abertos. Em parceria com o Goethe-Institut São Paulo, a Open Knowledge Brasil organiza a edição local, um evento gratuito que terá seu foco na análise dos dados abertos do Poder Legislativo.
O evento
Inspirado no Parlametria, projeto de código aberto que usa inteligência de dados sobre o Congresso Nacional para promover a ação cidadã, vamos explorar bases de dados que permitam cruzar informações sobre deputados estaduais e vereadores de São Paulo. Apresentaremos aos participantes as bases de dados utilizadas no projeto, como a base de candidatos do Tribunal Superior Eleitoral, que contém características de todos os parlamentares eleitos; e a base de empresas brasileiras e seus sócios, para que seja possível o cruzamento de informações com os parlamentares paulistas.
Metodologia
Durante a manhã, jornalistas, programadores(as) e pesquisadores(as) convidados farão mini-palestras para apresentar as bases de dados que estão por trás do projeto Parlametria e técnicas de análise e exploração de dados. À tarde, vamos fazer um “mão na massa”, para explorar essas bases de dados e o cruzamento com bases de dados relativas a São Paulo — pediremos aos participantes que tragam, se possível, seus notebooks. A jornada finaliza com os grupos de participantes apresentando o resultado de seu trabalho (análises, gráficos e tabelas) com o público.
Horário: das 10h às 17h30
PROGRAMAÇÃO
9h30 – Recepção
10h – Abertura
10h15 – 11h00 – Explorando os Dados do TSE via CEPESP-DATA
Com Lara Mesquita e Guilherme Russo, cientistas políticos do CEPESP da FGV
11h00 – 11h30 – Parlametria: inteligência de dados para ação cidadã
Com Ariane Alves e Fernanda Campagnucci, da Open Knowledge Brasil
11h30 – 12h15 – Entrevistando a base de dados de empresas para encontrar conexões com o legislativo
Com Marcelo Soares, jornalista de dados, fundador da Lagom Data
12h15 – 13h00 – Desafios dos dados abertos do legislativo estadual e municipal
Com Pedro Markun, coordenador de inovação do mandato da deputada estadual Marina Helou (Rede)
13h00 – 14h00 – Almoço
14h00 – 17h30 – Oficina mão na massa
Sobre os palestrantes:
Lara Mesquita é Doutora em Ciência Política pelo IESP/UERJ. Atualmente é pesquisadora de Pós-Doutorado no Centro de Política e Economia do Setor Público (Cepesp/FGV), professora do curso de pós-graduação lato sensu em Ciência Política da FESPSP e membro da Câmara de Pesquisadores do Cebrap. Seus interesses de pesquisa incluem competição eleitoral, sistemas partidários e eleitorais, e formas de financiamento político.
Guilherme Russo é Doutor em Ciência Política pela Vanderbilt University (2018) com ênfase em Política Comparada e Métodos de Pesquisa. Atualmente é pesquisador de Pós-Doutorado no Centro de Política e Economia do Setor Público (Cepesp/FGV). Seus interesses de pesquisa incluem competição eleitoral, sistemas partidários, comportamento político e métodos de pesquisa.
Marcelo Soares trabalha com análise de dados para reportagem desde 1998. Entre outros trabalhos, editou o projeto Excelências, primeiro trabalho de jornalismo de dados a ganhar um prêmio Esso, e também foi o primeiro editor de Audiência e Dados da Folha. É membro do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ) e fundador da empresa Lagom Data, em São Paulo. Colabora com o site Brazilian Report como editor de Dados.
—
Para participar do Open Data Day São Paulo, preencha o formulário de inscrição e compareça no Goethe-Institut São Paulo no dia 7 de março (sábado). Até lá!