Advocacy e Pesquisa

Open Knowledge Brasil marcou presença em encontro latino-americano de governo aberto 

06 out de 2022, por OKBR

Compartilhar

Diretora-executiva da OKBR, Fernanda Campagnucci, apresentou o projeto Querido Diário e facilitou sessões sobre dados abertos

O projeto Querido Diário, da Open Knowledge Brasil (OKBR), foi apresentado no América Abierta – evento latino-americano de governo aberto – que tem como objetivo conectar pessoas que atuam  com o tema na região para a construção conjunta de políticas mais abertas, democráticas e sustentáveis. O encontro foi realizado em Santo Domingo, na República Dominicana, entre 26 e 29 de setembro.  

A diretora-executiva da OKBR, Fernanda Campagnucci, participou de um painel sobre o uso da inteligência artificial e os desafios de implementá-la no setor público. Fernanda apresentou o trabalho desenvolvido com o Querido Diário, que facilita a leitura dos diários oficiais dos municípios brasileiros. “O Querido Diário é mais do que uma plataforma: é uma infraestrutura aberta que automatiza a coleta e agrega em um só lugar as informações publicadas nos diários oficiais. Com os dados já abertos, usamos a inteligência artificial para classificar, contextualizar e enriquecer as informações”, explicou.

O projeto foi selecionado pelo Empatía, programa liderado pela  Iniciativa Latinoamericana por los Datos Abiertos (ILDA) e pelo Centro Latam Digital e financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento para apoiar iniciativas que usam inteligência artificial para promover o desenvolvimento na América Latina. 

Participaram do debate representantes do Chile e Argentina que também tiveram projetos apoiados pelo Empatía: Romina Garrido Iglesias, da Universidade GobLab Adolfo Ibáñez, e Florencia Anahi Otarola, desenvolvedora de software e sócia da Cooperativa de Trabajo de Desarrollo tecnologico. Além delas, esteve presente Armando Manzueta, membro da Oficina Gubernamental de Tecnologías de la Información y Comunicación de República Dominicana. Eles apresentaram suas experiências na implementação e análise da inteligência artificial em seus países. A mediação foi de Violeta Belver, da ILDA.

Além do painel, a diretora-executiva da OKBR também esteve no grupo de facilitação da Abrelatam, a “desconferência” autogestionada pela sociedade civil que ocupou o primeiro dia do encontro. Além de apoiar na construção da agenda, Fernanda mediou rodas de conversa sobre Publicação de Dados e Dados para Mobilidade Urbana.  

Fortalecimento do ecossistema regional 

O América Abierta é resultado da junção da Abrelatam-ConDatos e do Encontro Regional da Parceria para o Governo Aberto (OGP) e foi realizado presencialmente após dois anos de encontros online. As organizações presentes discutiram questões como transparência, prevenção e combate à corrupção, proteção de direitos e liberdades, governança democrática, dados e tecnologia para o bem comum, inclusão de grupos vulneráveis, participação e colaboração dos cidadãos, proteção ambiental e desenvolvimento sustentável.

Para Fernanda, o espaço cumpriu um papel importante de conectar a própria comunidade brasileira,  além de colocar em perspectiva as experiências de governo aberto locais com relação a outros países. “É fundamental conectar a comunidade que está implementando iniciativas no país, tanto do governo como da sociedade civil. Temos práticas bastante avançadas a mostrar, mas há muito o que aprender com os vizinhos latino-americanos também”, pontuou.