Participe do hackathon de Frictionless Data da Open Knowledge Foundation

20 set de 2021, por OKBR

Compartilhar

O hackathon de Frictionless Data (dados sem atrito) vai acontecer nos dias 07 e 08 de outubro e pessoas de diferentes níveis de habilidade são bem-vindas

A Open Knowledge Foundation (OKF) promove no próximo mês uma maratona de programação (hackathon) para desenvolver soluções e protótipos com uso das ferramentas Frictionless Data, ou “dados sem atrito”. O programa visa facilitar o trabalho com dados, reduzindo problemas comuns de compreensão e fluxo. O atrito, ou fricção, ocorre quando as pessoas gastam tempo e recursos demais apenas para entender os dados ou para saber o que podem fazer com eles, impedindo-as de extrair os benefícios dos dados abertos.

O hackathon é gratuito e acontece nos dias 07 e 08 de outubro, em inglês. Com base nos códigos abertos do Frictionless, os participantes podem, por exemplo, usar a nova ferramenta Livemark para criar sites que exibem histórias baseadas em dados ou utilizar o Frictionless React Components para adicionar validação de dados a uma aplicação.

Participar do hackathon permite o crescimento da comunidade de transparência e dados abertos. Além disso, haverá prêmios – os detalhes serão anunciados posteriormente pela OKF.

Todos os níveis são bem-vindos

As contribuições podem ser feitas por pessoas em qualquer nível de habilidade. Há espaço para escrever códigos em Python (ou em outras linguagens), escrever documentação, gerenciar projetos, trazer novas ideias, dispor de habilidades de design, entre outros.

Equipes serão formadas entre as pessoas participantes, de maneira que aprendam e ajudem umas às outras. Não é necessário estar familiarizado com o Frictionless: o aprendizado da ferramenta pode acontecer durante o evento que será acompanhado pelo principal time criador do projeto para auxiliar todas as equipes.

Para quem animar e já quiser conferir, há uma lista de sugestões de protótipos para serem trabalhados durante o hackathon e outras sugestões também podem ser incluídas na lista.

Informações e inscrições

Além dos prêmios, a OKF está oferecendo bolsas de 300 dólares para a participação no hackathon. Utilize este formulário (em inglês) para se candidatar a uma bolsa.

Saiba mais aqui (link em inglês) e inscreva-se neste formulário.
Quando: 07 e 08/10/21
Quanto: gratuito
Onde: Github e Zoom (em inglês)
Para quem: pessoas de todos os níveis de conhecimento