Inovação Cívica

Querido Diário é aprovado como bem público digital

17 out de 2023, por Isis Reis

Compartilhar

Com o reconhecimento, projeto entra em repositório internacional de projetos de código aberto; status foi conferido pela Digital Public Goods Alliance após avaliação técnica  

Nesta semana, o Querido Diário, projeto do programa Ciência de Dados para Inovação Cívica da Open Knowledge Brasil (OKBR), foi aprovado como bem público digital pela Digital Public Goods Alliance (DPGA), iniciativa multilateral apoiada pela Organização das Nações Unidas (ONU) que facilita a descoberta e a implantação de tecnologias de código aberto. 

A Digital Public Goods Alliance reúne países e organizações para criar um ecossistema global próspero para bens públicos digitais, visando ajudar a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, segundo descrito no site da organização.

“Esse reconhecimento internacional do Querido Diário é fundamental para conseguirmos mais apoio e colaboração”, comemora Fernanda Campagnucci, diretora-executiva da OKBR. “Já recebemos comentários de organizações de outros países sobre problemas semelhantes com diários oficiais, e, sendo um software livre, o Querido Diário pode ser adaptado e replicado em outros contextos”, explica.

O Querido Diário é um projeto de código aberto que usa tecnologia para tornar os diários oficiais dos municípios brasileiros mais acessíveis e aproximar munícipes das ações de seus governantes. Lançada em 2021, a iniciativa já abrange 151 cidades brasileiras, alcançando cerca de 25% da população do país. O objetivo é expandi-lo para 250 municípios até o fim deste ano.

Além de uma ferramenta completa, o projeto também resultou em dois outros desdobramentos: o Diário do Clima, que reúne dados de políticas ambientais para auxiliar na pesquisa dos atos publicados por municípios brasileiros, e o Querido Diário: Tecnologias na Educação, voltado a ampliar a visibilidade e a compreensão sobre como as cidades estão adotando tecnologias no contexto educacional.

A entrada no repositório da DPGA é a segunda chancela que o Querido Diário recebe da Aliança. Em maio, a plataforma da OKBR foi destacada no Nobel Prize Summit 2023 como bem público digital que ajuda a combater a desinformação. A iniciativa, apresentada a lideranças e especialistas de diversas áreas na ocasião, foi a única da América Latina selecionada em chamada internacional do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e da Digital Public Goods Alliance.

Como apoiar a expansão do projeto

Ao longo de todo o mês de outubro, é possível fazer contribuições com o projeto no contexto da Hacktoberfest, iniciativa promovida pela Digital Ocean a fim de estimular colaborações em projetos de código aberto durante o período. Desenvolvedores, designers e outras pessoas interessadas podem ajudar em tarefas como criação de raspadores para novas cidades, escrita de blogposts, documentação, tradução, entre outras. Confira, neste post, como você pode participar.

Outra forma de ajudar o Querido Diário a avançar é por meio da colaboração financeira via Catarse. Para manter a plataforma ativa, estimamos um custo de cerca de R$1.000 mensais, para cobrir a manutenção dos servidores e a gestão de nossa comunidade. Com a meta de R$2.000 mensais atingida, será possível fortalecer o projeto e chegar aos 250 municípios que estamos planejando. Assine para garantir a continuidade e a expansão do Querido Diário.