Inovação Cívica

‘Querido Diário’ foi tema de palestra em conferência internacional de dados abertos

25 abr de 2023, por OKBR

Compartilhar

Projeto da Open Knowledge Brasil que disponibiliza dados de diários oficiais de municípios brasileiros foi apresentado durante a 7ª edição da ‘csv,conf’, em Buenos Aires

A Open Knowledge Brasil (OKBR) participou da 7ª edição da ‘csv,conf’, evento que reúne a comunidade internacional de dados, com uma sessão sobre o projeto Querido Diário. O encontro aconteceu em Buenos Aires, Argentina, nos dias 19 e 20 de abril. Foi a primeira vez que a Conferência foi realizada na América do Sul. 

Fernanda Campagnucci apresenta o Querido Diário

A diretora-executiva da OKBR, Fernanda Campagnucci, apresentou a iniciativa de inovação cívica em uma palestra com o título “Querido Diário: como um projeto de código aberto está libertando dados de diários oficiais municipais para 45 milhões de pessoas (e contando!)”. 

O nome da Conferência remete à extensão “.csv”, formato mais conhecido por ser um padrão de dados abertos. Como diz o perfil do evento no Twitter, a ideia não é falar do formato, literalmente, mas de tudo que ele representa: colaboração, simplicidade, compartilhamento. 

“Foi muito interessante compartilhar com a comunidade global de dados abertos os desafios de acessar informações locais no Brasil, as pessoas ficam muito impressionadas com a escala dos problemas com os quais lidamos”, disse Campagnucci. “As nossas estratégias de colaboração em torno do Querido Diário chamaram a atenção dos participantes como algo que pode ser replicado em outros locais”, ressaltou.  

O público da csv,conf

Além de Campagnucci, estavam presentes outras pessoas integrantes da rede da OKBR, como a Ana Cecília Vieira, embaixadora de inovação cívica e instrutora da Escola de Dados; e Augusto Herrmann, associado da OKBR, que fez uma palestra no evento sobre os processos de integração e publicação de dados utilizando ferramentas livres.  

Augusto Herrmann, Ana Cecília Vieira, Fernanda Campagnucci e Edgar Alvarenga, da OKF

Os slides da apresentação (em inglês) podem ser acessados aqui. Em breve, a organização do evento deve disponibilizar vídeos de todas as apresentações no site do evento.