Inovação Cívica

Querido Diário nas Universidades: confira os resultados do primeiro semestre de 2023

21 jul de 2023, por OKBR

Compartilhar

Projeto se prepara para um novo ciclo ainda neste ano

Ao longo do primeiro semestre de 2023, estudantes do grupo de extensão “Agência de Notícias Ciência e Cultura”, da Faculdade de Comunicação (FACOM) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), passaram a integrar o “Querido Diário nas Universidades”, projeto da Open Knowledge Brasil (OKBR) realizado com o apoio da Plataforma de Ciência de Dados aplicada à Saúde (PCDaS/Fiocruz). Este grupo passou a ser acompanhado juntamente com outros três grupos de pesquisa, que integraram o programa no ciclo anterior

Durante o período, os alunos puderam usar a plataforma do Querido Diário, iniciativa da OKBR que torna as informações dos diários oficiais de municípios brasileiros mais acessíveis, como fonte de apuração para reportagens focadas em jornalismo científico.

Como resultado, cinco reportagens produzidas pelos estudantes foram publicadas no site da Agência e no blog do Querido Diário. Entre as pautas exploradas estão as consequências das fortes chuvas em Salvador, as medidas adotadas para reforçar a segurança escolar em três municípios baianos e as políticas de saúde adotadas pela prefeitura da capital baiana no atendimento da população LGBTQIA+.

O primeiro ciclo do Querido Diário nas Universidades, realizado no segundo semestre de 2022, acompanhou a evolução de aplicações teóricas e práticas da plataforma que liberta dados dos diários oficiais municipais em três instituições de ensino: Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Universidade Tiradentes (Unit/SE) e Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ).

As três frentes de trabalho foram supervisionadas pelos professores das respectivas disciplinas de cada universidade onde o projeto foi implementado, com o auxílio da cientista de dados Luísa Coelho, bolsista pela PCDaS. Além disso, uma revisão de produções acadêmicas já publicadas deu origem à sistematização de uma abordagem para auxiliar futuras pesquisas. O saldo do primeiro ciclo também pode ser conferido em mais detalhes no blog da plataforma.

O “Querido Diário nas Universidades” busca aproximar o Querido Diário, projeto de código aberto mantido pelo Programa Ciência de Dados para Inovação Cívica da OKBR, das universidades e institutos brasileiros, por meio de atividades práticas ou de pesquisa.

A parceria com a PCDaS/Fiocruz foi renovada para o próximo semestre de 2023 e uma nova chamada para o projeto será aberta em breve.