Inovação Cívica

Querido Diário nas Universidades: iniciativa fecha semestre com resultados sólidos

22 dez de 2022, por OKBR

Compartilhar

Primeira fase da parceria entre OKBR e PCDaS apoia três equipes de pesquisa e contribui para a maturidade da área de ciência de dados  

Por Ariane Alves

A primeira fase do projeto Querido Diário nas Universidades, coordenado pelo Programa Ciência de Dados para Inovação Cívica da Open Knowledge Brasil (OKBR) e apoiado pela Plataforma de Ciência de Dados aplicada à Saúde (PCDaS/ICICT/Fiocruz), chegou ao fim em 2022 com muito o que comemorar! 

Ao longo de um semestre, a equipe acompanhou a evolução de aplicações teóricas e práticas de ciência de dados em disciplinas de três instituições de ensino do Brasil. Além disso, foi realizada uma revisão sistemática de produções acadêmicas já publicadas cuja abordagem auxilia diretamente o desenvolvimento de futuras pesquisas com o Querido Diário

Resultados abrangem múltiplos desafios do projeto e superam expectativas para a primeira fase

Entre agosto e dezembro de 2022, dois alunos do ensino técnico do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), dois de graduação da Universidade Tiradentes (Unit/SE) e um de graduação do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ) se debruçaram sobre desafios do Querido Diário para aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do aprendizado acadêmico. As três frentes de trabalho foram supervisionadas pelos professores das respectivas disciplinas e auxiliadas pela cientista de dados Luísa Coelho, bolsista apoiada pela PCDaS. 

As atividades desenvolvidas como trabalho de conclusão de curso do aluno Balthazar Paixão focaram na elaboração de um modelo de recomendação partindo de bases de dados pré-existentes de políticas ambientais e tecnologias na educação publicadas em diários oficiais e obteve bons resultados nos testes iniciais. O Cefet seguirá como parceiro em 2023, concluindo a fase de testes do modelo desenvolvido e abordando novos desafios. 

O grupo da Unit optou por realizar estudos teóricos sobre temas como machine learning e Processamento de Linguagem Natural (PLN) na primeira fase de seu projeto de iniciação científica, que será finalizado no primeiro semestre de 2023 e terá foco na identificação de dispensa de licitações. 

As atividades realizadas neste semestre pela equipe da Unit também fomentam uma experiência de abordagem pedagógica de um projeto open source para discentes de graduação, partindo do repertório que os alunos tinham anteriormente e analisando o que aprenderam com os materiais que foram disponibilizados. “Trazer esse tipo de projeto para dentro da universidade é muito interessante, considerando que os alunos estão em formação e podem ter um primeiro contato com temas de inovação cívica e ciência de dados”, afirma o professor Adolfo Guimarães, responsável pelo projeto junto à Unit. “Foi bem proveitoso no sentido de inseri-los em um universo que ainda não conheciam.” 

Já a equipe da IFAL se debruçou primeiramente em um grande desafio: processar e separar os textos de cada uma das 101 cidades que publicam seus diários em edição única organizada em uma associação de municípios. O grupo obteve sucesso nesta primeira etapa, e seguirá com esforços para realizar, por meio da mesma metodologia, o reconhecimento de nomeações e exonerações ao longo dos próximos meses de atividades.

Para Daniel Fireman, docente do IFAL responsável pela coordenação das atividades, a experiência “foi um sucesso no sentido não só de os objetivos iniciais e técnicos terem sido atingidos, mas também porque observamos o crescimento e amadurecimento dos alunos com relação a como abordar problemas e apresentá-los, além de como se relacionar profissionalmente”. Alex da Silva Custódio, um dos discentes supervisionados por Fireman, ressalta a relevância de uma experiência como esta em seu currículo. “É muito motivador trabalhar em um projeto com função real na sociedade, além de ser um ótimo convite para a área social de ativismo, e essa troca que tivemos beneficia tanto quem está começando a vida profissional, como ajuda a OKBR a evoluir o desenvolvimento de seus projetos“, afirma.

Pesquisas internas pavimentam caminhos para a trajetória acadêmica do Querido Diário

Além de acompanhar e apoiar as atividades desenvolvidas pelas três equipes das instituições de ensino, a pesquisadora Luísa Coelho realizou uma série de levantamentos de referências e bibliografias acadêmicas que organizam e documentam um cenário de utilização ampla do Querido Diário como projeto a ser alvo de pesquisas, experimentações e contribuições oriundas dos diversos níveis acadêmicos, como graduação, especialização, mestrado e doutorado.

A partir do que foi realizado ao longo do semestre, as futuras equipes que escolherem trabalhar com o projeto terão à disposição um arcabouço de referências teóricas que abordam temas em comum com o projeto, como aplicações práticas de PLN em língua portuguesa e avaliações de forma e conteúdo de documentos como os diários oficiais publicados no Brasil. Além disso, a pesquisadora elaborou um modelo de padronização de registros, facilitando a documentação futura de todos os usos e estudos publicados online sobre o Querido Diário. 

A revisão sistemática gerou, ainda, um terceiro levantamento focado na identificação de possíveis parcerias futuras, mapeando grupos de pesquisa de universidades brasileiras e seus respectivos docentes responsáveis para aprimorar e direcionar a abordagem nas próximas fases desta iniciativa. 

Por fim, foi realizada uma atualização dos objetivos do Querido Diário quanto à frente de ciência de dados, com a descrição e o agrupamento dos desafios que nortearão a equipe de Inovação Cívica da OKBR em 2023. O coordenador da área Giulio Carvalho explica o impacto da parceria ainda nesta primeira fase. “Os resultados que já foram atingidos certamente vão mudar a maneira como estamos produzindo ciência de dados no projeto e a maneira como essa frente vai ser guiada nos próximos anos. Ficamos muito felizes com tudo o que foi feito até agora, superamos muito nossas expectativas iniciais”, afirma.      

Atuação de embaixadores fortalece comunidade de cientistas de dados

Outro marco importante atingido foi a consolidação de mais uma iniciativa realizada no âmbito das atividades da Rede de Pessoas Embaixadoras de Inovação Cívica. Além de docentes envolvidos na primeira fase do projeto, Daniel Fireman e Adolfo Guimarães também são embaixadores. Somam-se ao time o coordenador geral e a líder de Comunicação e Front-end da PCDaS, Marcel Pedroso e Ariane Alves, que ajudaram a viabilizar o projeto por meio do apoio com a bolsa de pesquisa e o acompanhamento e registro das atividades.

Os resultados positivos da parceria ajudam a multiplicar o alcance e o debate de temáticas como cultura open source, tecnologias cívicas e dados abertos, além de fortalecer e capacitar a comunidade de cientistas de dados no Brasil. 

Continuação da parceria buscará desafios maiores e mais complexos

Para 2023, o objetivo da parceria será apoiar ainda mais o desenvolvimento de pesquisas e atividades práticas com o Querido Diário. “Queremos tornar isso maior ainda, dando mais suporte aos estudantes e professores envolvidos. A parceria com a PCDaS, que também tem a mesma visão de trazer o público acadêmico para interagir, entender mais e contribuir, seguirá fundamental”, explica Giulio Carvalho. 

A equipe iniciará o próximo semestre estudando os novos cenários possíveis e partirá em busca de viabilizar financeiramente as atividades. “Vamos estruturar agora um cenário mais complexo para o projeto, com envolvimento da infraestrutura da PCDaS para o processamento dos dados e a possível ampliação da equipe de bolsistas que acompanha as atividades”, afirma Marcel Pedroso. “A parceria entre PCDaS e OKBR tem um potencial enorme de seguir rendendo bons frutos e o sinal está verde para os próximos passos”, completa.

Todos os resultados produzidos nesta primeira fase de trabalhos estão sendo consolidados em relatórios e artigos e serão disponibilizados nos próximos meses na página do Querido Diário.