Inovação Cívica

Querido Diário nas Universidades: iniciativa busca estreitar laços entre comunidade acadêmica e projetos de código aberto

09 set de 2022, por OKBR

Compartilhar

Durante o segundo semestre de 2022, a Open Knowledge Brasil (OKBR), com o apoio da Plataforma de Ciência de Dados aplicada à Saúde (PCDaS/Icict/Fiocruz), dará início à primeira fase do projeto Querido Diário nas Universidades. A iniciativa busca aproximar o Querido Diário, projeto de código aberto desenvolvido pelo Programa Ciência de Dados para Inovação Cívica da OKBR, com atividades de prática e pesquisa acadêmica no campo da ciência de dados nas universidades e nos institutos de pesquisa brasileiros. 

As atividades iniciaram em agosto com o acompanhamento de projetos de iniciação científica na Universidade Tiradentes, em Sergipe, e no Instituto Federal de Alagoas. Os alunos buscarão aplicar seus conhecimentos na resolução de desafios do Querido Diário, como o uso de Processamento de Linguagem Natural para análise de dispensa de licitações e de nomeações e exonerações. 

“O Querido Diário é um projeto de dados abertos com bastantes desafios e margem para crescimento em diversas áreas do conhecimento, principalmente em subáreas de Inteligência Artificial”, afirma Giulio Carvalho, coordenador de Inovação Cívica da OKBR. “Ter esse contato mais próximo com a comunidade acadêmica permite que estudantes e pesquisadores utilizem esses desafios reais como material para seus projetos e nos dá a chance de descobrir caminhos que podem ou não solucioná-los”, completa.

Além do acompanhamento das pesquisas, fornecendo suporte às equipes e registrando a evolução e as barreiras encontradas, o projeto Querido Diário nas Universidades também busca criar uma documentação para pavimentar um cenário contínuo de parcerias e mapear o ecossistema acadêmico brasileiro para a criação de uma base de iniciativas e grupos de pesquisa que também estejam abordando temas relevantes para a evolução da plataforma. 

Com os resultados do projeto, a OKBR e a PCDaS esperam fortalecer a comunidade de ciência de dados no Brasil, fomentando cooperações e trocas de conhecimento em torno da cultura open-source. Para Giulio Carvalho,  “difundir um pouco mais o uso de dados abertos e projetos de inovação cívica no meio acadêmico já seria um ótimo resultado. Mas, caso os projetos e pesquisas tenham resultados positivos e aplicáveis, poder implementá-los no projeto seria um bônus incrível!”