Nos dias 6 e 7 de março, diversas cidades brasileiras sediaram eventos para celebrar o Open Data Day, ou Dia dos Dados Abertos. Foram registrados 15 eventos brasileiros no mapa oficial do ODD, que contabilizou 305 atividades pelo mundo neste ano.
Em sua décima edição, o Open Data Day se aprimora e ganha mais adeptos a cada ano. Em São Paulo, o dia foi um sucesso (confira mais detalhes aqui). Contamos também com a rede de pessoas Embaixadoras de Inovação Cívica, que contribuiu para o sucesso do ODD em várias cidades pelo Brasil. Veja a seguir um resumo de alguns dos eventos locais.
Rio de Janeiro – Cerveja com Dados
Um dos eventos realizados no Rio de Janeiro teve o formato já tradicional do Cerveja com Dados e contou com as palestras “Previsão de evasão no ensino médio com dados do Censo Escolar” (Fernanda Scovino), “Áreas verdes no Rio de Janeiro” (Daniel Duque e Bernardo Esteves), “Tecnologia, Dados e Meio Ambiente na Zona Oeste” (Bruno Vianna) e “Dados psicoemocionais e experimentos de modulação do comportamento” (Anna Bentes).
Os embaixadores Marcus Vinicius Roque e Ana Carolina de Gouvêa Dantas Motta também estavam presentes e falaram sobre “Complexidade Econômica” e “Business Intelligence no sistema de bicicletas compartilhadas”, respectivamente. A Ana Carolina também produziu um relato sobre sua experiência no ODD do Rio, disponível do site do projeto Embaixadoras.
Rio de Janeiro – Arquivo Nacional
Já o evento organizado pelo Arquivo Nacional aconteceu no dia 6 de março e abordou, entre outros temas, a importância da gestão de dados abertos. Confira a gravação do encontro:
Natal
O Grupo Dados Abertos RN organizou mais um Open Data Day em Natal, que já está em sua terceira edição. Com uma programação recheada de atividades (teve até minicursos!), o evento foi realizado nos dias 6 e 7 e contou com a participação do embaixador Tiago José. Confira o relato de Tiago no site do projeto Embaixadoras a gravação do encontro a seguir:
Manaus
O evento de Manaus, também realizado no dia 6 de março, teve o embaixador Lucas Ribeiro Prado entre os organizadores e contou com palestras sobre Inteligência Artificial e Ecossistema de Dados Abertos. Lucas também escreveu suas impressões sobre o evento, e o relato está disponível no site do projeto Embaixadoras.
Belo Horizonte
O evento de Belo Horizonte, organizado pelo embaixador Alexandre Gomes, abordou em sua programação a relação entre dados abertos e Lei Geral de Proteção de Dados, Poder Judiciário, segurança da informação e o Projeto Brasil em Dados.