Advocacy e Pesquisa

Um quarto do plano de ação da Infraestrutura Nacional de Dados está atrasado; OKBR lança painel de monitoramento

08 jul de 2021, por OKBR

Compartilhar

Versão atualizada do plano, de junho, traz alterações importantes no cronograma de execução. Apenas uma atividade foi finalizada, de um total de 10 que já deveriam ter sido concluídas até o fim de junho. 

Em execução desde março deste ano, o Plano de Ação da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (INDA) para o biênio 2021-2022 tem iniciadas apenas seis das 16 atividades que já deveriam estar em andamento até o fim de junho. Entre aquelas que já deveriam ter sido concluídas até o último mês — 10 atividades —, somente uma foi finalizada. Ao todo, o Plano prevê a realização de 39 atividades, que representam as etapas de implementação de um conjunto de 10 ações voltadas ao fortalecimento da Política de Dados Abertos do governo federal. 

A análise faz parte do monitoramento que tem sido realizado pela Open Knowledge Brasil (OKBR) desde a divulgação do plano. Para fazer esse acompanhamento, são analisadas as atas de reunião e informações publicadas na página da INDA, além de pedidos de informação via Lei de Acesso à Informação. Não há, ainda, uma divulgação oficial do órgão sobre o andamento de cada uma das ações detalhada por atividade, para além do que é informado nas reuniões registrado nas atas.

Além dos atrasos na execução, também houve alterações em seu cronograma geral. Na 28º Reunião Ordinária do Comitê Gestor da INDA (CGINDA) — a reunião mais recente do Comitê, realizada em 01/6 — foram deliberadas mudanças nos prazos de execução de duas ações do Plano. A Ação 7, que trata da reestruturação do Portal Brasileiro de Dados Abertos e deveria ser concluída até dezembro/2022, passa a ter como prazo final março/2023 — o que extrapola o biênio do plano. Já a Ação 8, referente à criação de um catálogo de bases de dados do governo federal, tinha março/2021 como prazo; a nova data passa a ser dezembro/2021. A versão atualizada do Plano de Ação pode ser acessada aqui

Até o dia 23/6, a ata da reunião e demais informações não estavam disponíveis. A OKBR havia cadastrado um pedido de informação dois dias antes, solicitando o calendário completo de reuniões do CGINDA em 2021, já que a última havia ocorrido em fevereiro e não havia atualizações sobre atividades relacionadas ao plano desde abril. Em resposta enviada em 06/7, a Controladoria Geral da União (CGU) informou não haver calendário definido para o ano corrente, já que o normativo da INDA, incluindo a proposta de periodicidade de reuniões, está em discussão. Todavia, há a sinalização de que o próximo encontro do Comitê deve ocorrer em setembro. 

 

O Plano de Ação 2021-2022

Este é o terceiro plano de ação da INDA, após as edições de 2013-2014 e 2017-2018. Com vigência para o biênio 2021-2022, o Plano apresenta 10 ações relacionadas ao fortalecimento da Política de Dados Abertos, instrumentos e ferramentas que compõem a atuação do governo na área. O Comitê Gestor da INDA (CGINDA), formado por representantes de nove instituições públicas, além de um membro da sociedade civil e um do setor acadêmico, é responsável por elaborar e implementar o plano. Cada ação fica sob responsabilidade de um órgão ou entidade, que conta com colaboradores para a execução.

 

Monitoramento da INDA

Para acompanhar a implementação do Plano de Ação 2021-2022, a OKBR elaborou um painel de monitoramento que apresenta um panorama sobre o status de execução das ações e suas atividades. Também é possível ver o detalhamento nesta planilha online. A atualização é mensal e realizada a partir das atas de reuniões do CGINDA, informações publicadas na wiki da INDA (Portal de Dados Abertos do governo federal) e outras obtidas por meio de pedidos via Lei de Acesso à Informação (LAI). 

 

Saiba o que estava previsto para o primeiro trimestre de execução em cada uma das ações do Plano de Ação da INDA 2021-2022 

 

Ação 1: Promover a abertura de bases de alto valor

O que estava previsto para acontecer?


Coordenada pela CGU, a ação inclui a promoção da abertura de bases de acordo com parâmetros internacionais e consultas à comunidade. Tinha início previsto para acontecer em abril de 2021 e ainda não foi iniciada. Não houve menções à sua execução na última reunião do CGINDA, de 01/6, e a ação ainda consta como “não iniciada” no rol de iniciativas do plano. O atraso na realização dos levantamentos pode impactar o início da da pesquisa junto à comunidade de dados abertos sobre a priorização de bases a serem abertas ou atualizadas, prevista para iniciar em setembro.

 

Ação 2: Aprimorar o Framework de Dados Abertos para o Governo Federal

O que estava previsto para acontecer?


Coordenada pela CGU, a Ação 2 prevê a revisão, atualização e centralização dos documentos de padrões e orientações da INDA para abertura de dados, catalogação, interoperabilidade e outras. Também não foi mencionada na última reunião do CGINDA. 

 

Ação 3: Revisão geral das bases de dados publicadas no Portal Brasileiro de Dados Abertos

O que estava previsto para acontecer? 

Coordenada pela CGU, a ação prevê mobilizar todos os órgãos responsáveis por bases de dados catalogadas no Portal de Dados Abertos para que sejam validadas e atualizadas, De acordo com a apresentação e a ata da última reunião do CGINDA, em 01/6, os ofícios haviam sido elaborados e aguardavam encaminhamento aos órgãos cadastrados no Portal de Dados Abertos. Devido ao atraso, o evento online foi adiado, mas deveria ocorrer ainda em junho. Não foram localizadas atualizações posteriores ou evidências sobre o envio dos ofícios ou a realização do evento. Um pedido de informação foi realizado pela OKBR em 08/7, solicitando atualizações sobre o andamento de ambas as atividades. 

 

Ação 4: Realizar pesquisas sobre abertura e reúso de dados

O que estava previsto para acontecer?

A ação é coordenada pela CGU e trata da aplicação de questionário para observar as dificuldades de consumidores dos dados publicados pelo governo federal, bem como os obstáculos dos órgãos para abertura. De acordo com a apresentação e a ata da 28ª Reunião Ordinária do CGINDA, de 01/6, o formulário da pesquisa havia sido finalizado e a pesquisa seria divulgada a partir de junho/2021. 

Como não foram localizadas atualizações posteriores ou evidências sobre o início da aplicação, um pedido de informação sobre o andamento da atividade foi realizado pela OKBR em 08/7. Com o atraso da primeira etapa da pesquisa, ficam diretamente comprometidas as fases seguintes, que envolvem a consulta à sociedade civil e a gestores de bases e servidores. O início da preparação dessas atividades está previsto para agosto/2021 e março/2022, respectivamente.  

 

Ação 5: Realizar eventos de cocriação com o uso de dados abertos

O que estava previsto para acontecer?

A ação é coordenada pela CGU e prevê a promoção de dois eventos para incentivar o consumo de dados abertos pela sociedade, um em 2021 e outro em 2022. De acordo com a apresentação e a ata  da 28ª Reunião Ordinária do CGINDA, de 01/6, o planejamento encontrava-se em desenvolvimento na Coordenação-Geral de Governo Aberto e Transparência e entrevistas estavam sendo realizadas com a sociedade civil e setor privado para desenho do modelo de realização. Apesar da indicação, a Ação 5 é apresentada no rol de iniciativas do Plano como uma daquelas que ainda não foram iniciadas. Não foram localizadas atualizações posteriores ou evidências sobre a conclusão do planejamento. Um pedido de informação sobre o andamento desta atividade foi realizado pela OKBR em 08/7. 

 

Ação 6: Programa continuado de orientação e capacitação em dados abertos e reúso de dados

O que estava previsto para acontecer?

A ação inclui a realização de eventos de formação sobre dados abertos e reúso de dados, com a colaboração de diversos atores do ecossistema. Sob coordenação da CGU, os eventos serão voltados a diversos públicos da sociedade e da gestão pública. De acordo com a apresentação e a ata  da 28ª Reunião Ordinária do CGINDA, de 01/6, o projeto havia sido elaborado e estava em fase de aprovação pela direção e a primeira capacitação, sobre o Portal de Dados Abertos, ocorreria ainda em junho. Não foram localizadas atualizações posteriores ou evidências sobre o projeto aprovado, ou sobre a realização do evento. Um pedido de informação sobre o andamento das atividades foi realizado pela OKBR em 08/7. 

 

Ação 7: Reestruturação do Portal Brasileiro de Dados Abertos

O que estava previsto para acontecer?

A ação, coordenada pela CGU, teve seu cronograma de execução atualizado na última reunião do CGINDA. Originalmente, a Ação 7 deveria ocorrer entre abril/2021 e dezembro/2022. Agora, o prazo final passa a ser março/2023 — extrapolando o biênio de execução do Plano de Ação. 

Segundo consta em ata, os prazos foram replanejados devido ao atraso no processo de contratação da empresa que desenvolverá o Portal. O recebimento de propostas foi encerrado em 31/5 e as análises seriam conduzidas em junho. Na mesma reunião, foi  informado que o documento de requisitos do novo portal estava em elaboração. Segundo a CGU, além de contribuições dos membros da INDA, o conteúdo do documento contou com: (i) feedback de usuários e gestores coletados ao longo do monitoramento da política de dados abertos; (ii) benchmarking de portais internacionais; (iii) entrevistas realizadas com usuários e publicadores do Portal realizadas entre março e maio/2021, e pesquisa aplicada com publicadores do portal; e (v) workshops realizados com representantes da sociedade civil em 2019 (em Recife e em São Paulo). Não foram localizadas atualizações posteriores ou evidências sobre a finalização do documento. Um pedido de informação sobre o andamento das atividades foi realizado pela OKBR em 08/7. 

 

Ação 8: Catálogo de Bases de Dados Federais

O que estava previsto para acontecer?

Tendo como escopo a criação de uma ferramenta para cadastro das principais bases de dados do governo federal, a Ação 8 foi outra que teve o cronograma de execução alterado na última reunião do CGINDA. Coordenada pelo Ministério da Economia, a ação deveria ocorrer originalmente entre dezembro/2020 e março/2021. Agora, o prazo final passa a ser dezembro/2021 . Outra alteração importante é o cancelamento do evento de lançamento do catálogo, que estava previsto para ocorrer em março. 

De acordo com a apresentação e a ata da 28º Reunião Ordinária, o evento foi substituído pelo contato direto com os órgãos, para revisão e qualificação dos cadastros e será realizado até dezembro deste ano. Na reunião, também foi informado que a migração de ambiente do sistema, previsto na atividade 1, seria iniciada em junho, e que o material didático (atividade 2) já estaria finalizado. Como não foram localizadas atualizações posteriores sobre a implantação do sistema e sobre o material produzido, um pedido de informação sobre o andamento das atividades foi realizado pela OKBR em 08/7.

 

Ação 9: Fomento a adesões de entes federativos e de órgãos dos demais Poderes da República ao Portal Brasileiro de Dados Abertos 

Não havia atividades previstas no período.

 

Ação 10: Normativo de reestruturação da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos - INDA 

O que estava previsto para acontecer?

A ação, coordenada pela CGU, prevê a publicação de um novo normativo para atualizar a INDA, especialmente quanto a seu Comitê Gestor. A ata da 28ª Reunião Ordinária informa que as contribuições da consulta pública e as sugestões dos membros do Comitê já foram analisadas e estão sendo incorporadas ao novo texto da minuta do decreto.