Portal da Transparência ficou inacessível por pelo menos 11 horas desde a noite de 26/1; documento aponta falhas de atualização e tem por objetivo contribuir para o aperfeiçoamento da infraestrutura nacional de dados abertos
A Open Knowledge Brasil (OKBR) divulgou nesta quarta-feira, 27/1, uma nota para apresentar elementos técnicos relacionados à indisponibilidade e à desatualização do Portal da Transparência e do Painel de Compras do governo federal entre os dias 26 e 27 de janeiro de 2021.
O objetivo é contribuir para a qualificação do debate sobre os dados existentes, além de apontar aos órgãos competentes a necessidade de aperfeiçoamento dessas ferramentas e da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos — INDA.
Ao analisar os problemas, a OKBR destaca, além da grave fragilidade da infraestrutura que torna o portal inacessível mediante pico de acessos, a falta de atualização de todas as despesas de 2021, apesar de a legislação determinar publicação diária desses dados e o mês de janeiro já estar perto do fim.
Uma das recomendações da OKBR para mitigar os problemas é que órgãos responsáveis atualizem e disponibilizem os dados das diversas bases indicadas e que trabalhem pela automatização das rotinas. Também sugere a transparência dos investimentos que a CGU tem feito sobre os sistemas, além de um plano de ação para a retomada de atividades do Comitê Gestor da INDA.
Para ler a nota completa, clique aqui.