Coda.Br, Condatos e Encontro de Governo Aberto são as trilhas que recebem sugestões e inscrições de atividades; envie sua proposta até 13/09
Está no ar a chamada de atividades da programação do América Aberta, que reúne renomados encontros internacionais voltados à pesquisa, publicação e uso de dados abertos relacionados a temas como transparência, acesso à informação, governo aberto, tecnologias cívicas, jornalismo de dados, governo digital, responsabilização e equidade.
O evento, que será realizado no Instituto Serzedello Corrêa, em Brasília, de 3 a 6 de dezembro de 2024, conta com a Open Knowledge Brasil como ente da sociedade civil responsável pela organização, além da Controladoria-Geral da União (CGU) no âmbito governamental. O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.BR) e o Colaboratório de Desenvolvimento e Participação (COLAB/USP) também fazem parte do Comitê Organizador Local.
Entre as trilhas que integram o evento estão a Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais (Coda.Br), o Encontro Aberto para uma Região Aberta (Abrelatam), a Conferência Regional de Dados Abertos da América Latina e do Caribe (Condatos), a Semana Dados BR e o Encontro de Governo Aberto.
Seguindo os princípios de construção coletiva e colaboração que caracterizam esses encontros, a comunidade tem a oportunidade de construir a agenda da América Aberta para criar um evento que reflita os interesses e as prioridades da região. Por isso, até o dia 13/09, é possível propor atividades para o Coda.Br e a Condatos, além de contribuir com a agenda do Encontro de Governo Aberto.
Um pouco mais sobre as trilhas que recebem contribuições:
Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais (Coda.Br) – organizado pela Escola de Dados (programa educacional da Open Knowledge Brasil), é o principal evento sobre jornalismo de dados na América Latina.
Conferência Regional de Dados Abertos da América Latina e do Caribe (Condatos) – esse encontro conecta e articula atores governamentais e institucionais com a sociedade civil e a academia na América Latina que estão trabalhando com dados abertos e tecnologias cívicas.
Encontro de Governo Aberto – a Parceria para Governo Aberto (OGP) e a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) reunirão a comunidade de governo aberto para compartilhar experiências e estratégias para enfrentar os desafios da região em áreas como governança digital, espaço cívico, inclusão e participação social, anticorrupção, entre outras.
As inscrições gerais para participação no evento serão abertas em setembro. Para mais informações sobre o América Aberta, acesse o site do evento.