Inovação Cívica

Como organizar o Open Data Day na sua cidade – Guia #ODD2022

18 fev de 2022, por Juliana Trevine, Ariane Alves

Compartilhar

Entenda como organizar ou participar da edição 2022 do Open Data Day, o Dia dos Dados Abertos. O Projeto Embaixadoras, coordenado pela Open Knowledge Brasil, já está engajado e preparado para apoiar a iniciativa nas cidades brasileiras.

1. O que é o Open Data Day?

Open Data Day é um momento anual onde todo o mundo debate e promove, por um dia, o uso de dados abertos. Em geral, acontecem eventos, workshops, fóruns online, hackathons e todo o tipo de atividade usando dados abertos. O intuito da data é provar a relevância da abertura de dados e assim incentivar governos, empresas e a sociedade civil a disponibilizarem e consumirem dados abertos em suas iniciativas.

O evento já está em sua 12ª edição. Os participantes brasileiros poderão contar com a rede de pessoas Embaixadoras de Inovação Cívica para realizar ações como:

  • Impulsionar comunidades locais
  • Construir pontes entre as pessoas interessadas
  • Pensar temas e formatos possíveis
  • Avaliar a qualidade dos dados utilizados

2. Por que organizar um ODD?

A ideia de reservar um dia do ano para abordar a pauta de dados abertos traz uma série de vantagens, entre elas:

  • Dispor de uma massa crítica de pessoas envolvidas
  • Atrair pessoas de distintas áreas para ampliar o discurso e promover a diversidade
  • Oportunidade de publicadores de dados (funcionários de órgãos públicos) envolver a comunidade, coletar feedbacks e identificarem problemas que dificilmente se tornaram visíveis sem um olhar direcionado do público externo dedicado a resolver um desafio

Observação: Criar um ambiente ideal para que pessoas experientes sintam-se desafiadas e que pessoas iniciantes sintam-se acolhidas faz toda a diferença! Para isso, além de um bom planejamento da programação, é importante pensar em detalhes como o apoio para chegar ao local do evento (caso ele seja presencial), separar um tempo para instalar os programas necessários etc.

3. Como reunir pessoas interessadas em participar?

  • Use as redes sociais para encontrar pessoas da sua cidade que também estão buscando apoio para organizar as atividades (Hashtags são sempre uma boa ideia. Marque suas mensagens com #ODD2022)
  • Busque as comunidades locais de tecnologia, como o hacker clube atuante na cidade e grupos de pessoas desenvolvedoras em uma determinada linguagem de programação do seu interesse
  • Entre em contato com jornalistas de dados que cobrem a região
  • Contate funcionários de órgãos de controle (como tribunais de contas) em busca de apoio para analisar as bases de dados

4. Onde realizar o evento?

Devido à pandemia do coronavírus, recomendamos que os eventos sejam realizados preferencialmente online. Caso você queira realizar um evento presencial, assegure-se de seguir os protocolos de segurança evitando aglomerações em ambientes fechados, certificando-se que o ambiente é bem ventilado, exigindo o uso de máscaras, verificando se os participantes estão em dia com as doses de vacinação aplicadas em sua cidade e, se possível, disponibilizando material de higiene como álcool de concentração 60% a 80%.

  • Plataformas de streaming (Zoom, StreamYard, Google Meet, Youtube)
  • Locais públicos (ex: universidades, bibliotecas, centros culturais, escolas, sedes de conselhos de bairro)
  • Sedes de organizações da sociedade civil
  • Empresas de tecnologia (é comum que essas empresas reservem espaços em suas instalações para sediar eventos ao longo do ano, inclusive aos finais de semana)

Atente-se aos prazos para a reserva do local e verifique a infraestrutura disponível (ex: qualidade da internet, lotação do espaço, transporte público, proximidade de lanchonetes e restaurantes etc.)

Assim que tiver um local definido, disponibilize um link com mais informações (pode ser um evento no Facebook, Eventbrite, Sympla, MeetUp etc.) ou mesmo um formulário de inscrição e cadastre o evento no site oficial do ODD 2022. Dessa forma, mais pessoas encontrarão o evento local com facilidade.

Você pode usar este Gerador de Logos para conferir se já existe ou para criar um logotipo para sua cidade e utilizá-lo para divulgar seu evento.


Precisa de ajuda com modelos de ofício ou cartas de apresentação para reservar o local? A Open Knowledge Brasil pode te ajudar! Entre em contato pelo e-mail [email protected]


5. Quais os formatos e temas possíveis?

“Uma ideia na cabeça e um problema a ser resolvido”

Não é necessária uma grande e elaborada preparação para o ODD. O principal objetivo é buscar dados relacionados a algum problema e envolver as pessoas participantes. Não é obrigatório desenvolver um produto ou mesmo ter alguma entrega a ser feita ao fim das atividades, por exemplo. O evento também pode ter um caráter informativo e estimulador de discussões pertinentes, que certamente contribuirão para enriquecer a comunidade de dados abertos no Brasil.

Algumas ideias e possibilidades:

  • Explorar um tema específico de acordo com as especialidades e afinidades dos participantes (ex: “Open Data Day Saúde”, “Open Data Day Mulheres” etc.)
  • Realizar palestras sobre a trajetória dos participantes e sua relação com dados abertos. Pode-se convidar especialistas ou mesmo compartilhar experiências entre quem está presente
  • Iniciar um grupo de estudos a partir das atividades realizadas durante o ODD
  • Mutirão de pedidos via Lei de Acesso à Informação (LAI)
  • Sessão de cinema: reunir pessoas para assistir e debater filmes com temas relacionados a dados abertos, transparência e tecnologia
  • Realizar “lightning talks” (apresentações relâmpago, que são palestras de poucos minutos) de divulgação das ideias prévias para inspirar os participantes caso ainda não tenham ideias
  • Reservar um momento de contato com ODDs de outras cidades para trocar experiências e informações

A Open Knowledge Brasil, por meio da Escola de Dados, mantém uma base de diversos tutoriais relacionados à busca e ao tratamento de dados que podem ser de grande ajuda antes e durante o evento. Não deixe de conferir!

Ainda não sabe sobre o que falar? A Open Knowledge Foundation também recomenda o enfoque em pelo menos um destes cinco temas, dada sua relevância no contexto de uso de dados abertos:

  • Dados do meio ambiente
  • Rastrear fluxos de dinheiro público
  • Mapas abertos
  • Dados para o desenvolvimento igualitário
  • Dados oceanográficos para a prosperidade do planeta

6. Onde encontrar bases de dados?

Confira alguns exemplos de páginas que disponibilizam bases de dados que podem ser utilizadas no ODD:

7. Aprendendo com quem já fez

A seguir, dois exemplos de edições anteriores em diferentes cidades que podem servir de inspiração para organizar as atividades:

Uma particularidade de eventos realizados remotamente é a possibilidade de gravação das atividades na íntegra. Em 2021, compilamos alguns eventos e os links para acessar as gravações neste post. Hackaton, workshops e ciclos de palestras estão entre as dinâmicas adotadas pelos grupos que participaram.

Em 2019, o ODD Fortaleza foi dedicado à libertação dos dados de cota parlamentar da Assembleia Legislativa do Ceará, além de uma sessão de um mutirão de pedidos via LAI.

Atividades principais realizadas no evento:

  • Introdução à programação em R
  • Raspagem dos dados necessários
  • Limpeza da base de dados
  • Visualização das informações extraídas

Atividades paralelas para fundamentar os conhecimentos, convidando especialistas e acadêmicos para responder perguntas, como:

  • O que são dados abertos?
  • O que é e como funciona a LAI?
  • O que é governo aberto?
  • O que é o sistema de cinco estrelas criado por Tim Berners-Lee?

Em 2015, uma equipe composta por membros da Transparência Hacker, do Grupo de Estudos de Software Livre da Poli-USP e da Controladoria Geral do Município de São Paulo escolheu como tema a crise hídrica enfrentada pela cidade na época.

Sem roteiro fechado, os participantes discutiram ideias, dividiram-se em dois grupos e dedicaram-se a estudar o nível de volume morto do Sistema Cantareira e os cálculos de consumo das organizações que possuíam contrato com a organização que administra o abastecimento de água na cidade. Um terceiro grupo realizou a documentação das atividades, um passo muito importante para registrar e divulgar o que foi gerado ao longo do dia.

8. Mais informações e contato com a comunidade brasileira de dados abertos

9. Documente os processos

Se possível, registre os acontecimentos do seu evento. Palestrantes, temas abordados, bases de dados utilizadas, atividades realizadas, resultados, impressões e lições aprendidas. Em seguida, busque divulgar a documentação para compartilhar conhecimento com mais pessoas interessadas. A Rede Embaixadoras possui um repositório de registros que pode ser acessado aqui.


Em 14/01/20, ainda no contexto de atividades presenciais, realizamos uma live no YouTube sobre o #ODD2020 com a participação de membros da Rede de Pessoas Embaixadoras. O resultado gerou este guia com excelentes dicas para quem pretende fazer parte da maior atividade dedicada à abertura de dados no mundo!