Advocacy e Pesquisa

De portas fechadas, Inep discute microdados da educação sem envolver ampla sociedade civil

11 jan de 2024, por OKBR

Compartilhar

Órgão se reuniu com organizações para tratar da publicação de microdados no contexto da LGPD, mas não convidou entidades dos campos da transparência e dos direitos digitais, nem publicizou materiais sobre a discussão

No último 4 de dezembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou uma reunião em sua sede para discutir a publicação de microdados no contexto da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O encontro, no entanto, foi restrito a apenas algumas organizações que atuam com Educação, entre elas o Todos Pela Educação, o Itaú Educação e Trabalho e a Fundação Lemann. Nenhuma organização da sociedade civil do campo da transparência e dos direitos digitais foi convidada a participar.

De acordo com o Inep, em ofício enviado às entidades convidadas, o objetivo do encontro foi discutir uma proposta de diretrizes para a publicação de microdados educacionais e ouvir “diferentes demandas” para “garantir a transparência do processo”. Controversamente, entidades que vinham buscando dialogar e promover o debate público sobre o tema desde o início das mudanças ocorridas na forma de divulgação dos dados não foram convidadas.

Em fevereiro de 2022, o Inep tirou do ar toda a série histórica de bases de dados do Censo da Educação Básica e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Alegando adequação à LGPD, o órgão publicou novas bases em formato excessivamente simplificado e agregado, que descaracterizaram o formato de microdados e inviabilizaram alguns tipos de análise, como cruzamentos entre raça/cor, sexo e idade. A medida foi criticada por uma série de entidades, incluindo o campo educacional e científico, da transparência e órgãos como a Defensoria Pública da União.

Além de questionar o formato de publicação, as organizações também ressaltaram problemas na condução do processo de mudança, que não ocorreu de forma dialogada. A sociedade só tomou conhecimento das alterações após a sua efetivação, e o Inep só veio a público para justificá-las após a grande repercussão negativa. Organizações como a Open Knowledge Brasil (OKBR), a Associação Data Privacy Brasil de Pesquisa e a Associação de Jornalistas da Educação (Jeduca) promoveram iniciativas de diálogo:

Recentemente, a Comissão de Educação do Senado realizou uma audiência pública para ouvir diferentes setores da sociedade civil sobre o tema. Além da OKBR e da Data Privacy, também estiveram presentes a Campanha Nacional pelo Direito à Educação e o Laboratório de Dados Educacionais da Universidade Federal do Paraná — ambas críticas ao novo modelo adotado pelo Inep e que também não foram convidadas pelo órgão para estar na reunião de dezembro. 

Em resposta a um pedido de informação feito pela OKBR sobre a reunião, o Inep indicou que foram convidadas instituições e pessoas com quem já havia iniciado diálogo sobre o tema. O órgão informou que não foi elaborada ata, sob o argumento de que “A reunião ocorreu em forma de discussões, e não foi uma reunião deliberativa e com tomada de decisão”. 

Veja a lista completa de participantes da reunião realizada em 4/12/23 fornecida pelo Inep.

Questionado se a reunião faz parte de um plano mais amplo de escuta à sociedade civil interessada, o Inep também informou que “vem buscando ampliar suas ações de comunicação com todos os interessados, tanto da esfera pública quanto privada, a fim de amadurecer as propostas hoje existentes e buscar soluções conjuntas”. Afirmou, porém, que não há novas datas definidas para novos encontros, “mas eles deverão ocorrer a partir de 2024”. 

Dificuldades de diálogo

Desde o início da nova gestão federal, o Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, coalizão que reúne mais de 30 representantes da sociedade civil dedicados ao monitoramento da Lei de Acesso à Informação e da qual a OKBR faz parte, vem tentando abrir diálogo com o Ministério da Educação e o Inep sem sucesso. Ofícios enviados aos órgãos solicitando agenda para debater o tema nunca foram respondidos. 

Ao tomar conhecimento da reunião de dezembro, o Fórum tentou participar, enviando uma representante à sede do Inep, a diretora-executiva da Fiquem Sabendo, Maria Vitória Ramos. Ela foi impedida de participar do encontro mesmo como ouvinte, sem justificativa.  O Fórum encaminhou  (15/12/23) um ofício aos órgãos, questionando sobre a participação da sociedade civil e solicitando ampliação do debate sobre a metodologia de divulgação dos dados educacionais do Brasil. Em resposta, o Inep apenas reafirmou as mesmas informações enviadas anteriormente à OKBR, sem mencionar o ocorrido.