Advocacy e Pesquisa

OKBR participa da abertura do Teste Público de Segurança da Justiça Eleitoral

19 nov de 2021, por OKBR

Compartilhar

Durante os dias 22 a 26 de novembro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai realizar a sexta edição do Teste Público de Segurança (TPS) do Sistema Eletrônico de Votação. A Open Knowledge Brasil (OKBR), sendo uma das organizações que integram a Comissão de Transparência das Eleições, criada este ano, estará presente, representada pela diretora-executiva Fernanda Campagnucci.

O TPS faz parte do calendário permanente da Justiça Eleitoral: é o momento em que equipes de especialistas investigam vulnerabilidades do hardware e do software utilizados na urna eletrônica, além de vários outros sistemas eleitorais. Em seguida, os resultados do teste são divulgados. Se forem identificadas, as falhas são corrigidas pela equipe técnica do TSE e a versão corrigida é submetida a novo teste dos especialistas participantes. As equipes tiveram a oportunidade de fazer previamente o estudo do código-fonte das urnas em outubro, durante um período de 12 dias. Veja a lista de “planos de ataque” inscritos e aprovados.

Uma das novidades de 2021 é a ampliação do número de investigadores e investigadoras participantes no evento, que teve recorde de inscrições. Além disso, o número dos programas eleitorais submetidos à auditagem pelos participantes do evento também aumentou.

Em audiência pública transmitida online, técnicos do Tribunal tiraram dúvidas sobre o funcionamento e as regras do teste. O evento de abertura também poderá ser acompanhado ao vivo pelo canal do TSE no YouTube.

 

Comissão e Observatório de Transparência Eleitoral 

Ainda em 22/11, estão previstas reuniões de duas instâncias de acompanhamento da transparência do processo eleitoral. A Comissão de Transparência das Eleições (CTE) deve ter sua segunda reunião presencial, e o Observatório de Transparência das Eleições (OTE), que será composto por diversas organizações da sociedade civil, tem o primeiro encontro por videoconferência. Além da diretora-executiva, Fernanda Campagnucci, a OKBR também será representada no OTE pela coordenadora de Advocacy e Pesquisa, Danielle Bello.

Também na próxima semana serão realizados encontros virtuais para discussão das resoluções das Eleições 2022 e Missões de Observação Eleitoral. Veja mais detalhes sobre as audiências que vão acontecer em 22 e 23/11 e saiba como participar.

 

Leia também:

Open Knowledge Brasil integra Comissão de Transparência nas Eleições criada pelo TSE