Inovação Cívica

OKBR vence edital latino-americano com projeto de inteligência artificial para abrir diários oficiais

15 jul de 2020, por OKBR

Compartilhar

O Querido Diário,  projeto de coleta de informações de diários oficiais da Open Knowledge Brasil,  foi selecionado pelo programa Empatía, que apoiará iniciativas de uso de inteligência artificial para a promoção do desenvolvimento na América Latina com monitorias e financiamento. O programa é liderado pela Iniciativa Latinoamericana por los Datos Abiertos (ILDA) e pelo Centro Latam Digital e custeado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Com a proposta de libertar e conectar a informação pública, o Querido Diário vai usar tecnologias abertas de IA para “raspar” os diários oficiais,  analisar este conteúdo e disponibilizá-lo de forma aberta e amigável, além de oferecer alertas, relatórios e estatísticas a partir das informações extraídas. O primeiro tema a ser abordado pelo projeto será o monitoramento das medidas de emergência adotadas pelos órgãos públicos para combater a pandemia do novo coronavírus.

Conectar as informações de diários oficiais é uma atividade especialmente relevante em um país com mais de 5 mil municípios, que realizam diariamente incontáveis compras e contratações. Sistematizar esses dados auxiliará o trabalho de jornalistas, pesquisadores servidores públicos e outros profissionais, mas também será especialmente relevante para o exercício do controle social. A Open Knowledge Brasil espera que, no futuro, os diários oficiais e as demais fontes públicas de informação sejam abertas por princípio, e o financiamento proporcionado pelo Empatía será um impulso importante para fomentar essa ideia.

Atualmente, o Querido Diário está recebendo a colaboração de pessoas que saibam construir raspadores em Python usando o framework Scrapy. Se você for uma delas e deseja colaborar de forma voluntária com o projeto Querido Diário, acesse o repositório no Github e submeta seu raspador para as capitais que faltam. Já conseguimos “raspar” mais da metade delas e a meta é completar as 26 até o dia 15 de agosto. Ficou interessado? Saiba mais sobre o projeto neste link