Inovação Cívica

Relatório mensal da Operação Serenata de Amor #50

01 jul de 2021, por Ariane Alves

Compartilhar

A Operação Serenata de Amor chega a seu 50º relatório mensal de atividades! Agradecemos nossa comunidade por apoiar e acompanhar o projeto até aqui. Trazemos agora as novidades do mês de junho. As edições anteriores podem ser acessadas neste link. Se você está aqui pela primeira vez, seja muito bem-vinda(o)!

Agora vai: Querido Diário será lançado em julho!

Você deve ter notado que andamos mais quietos por aqui nos últimos tempos. Mas não se engane: no mês de julho, lançaremos oficialmente a primeira versão da plataforma do Querido Diário! Graças a uma parceria com o Laboratório Anticorrupção da agência Purpose Brasil, desenvolvemos uma campanha de divulgação que trará muitas informações sobre os recursos da plataforma e sobre a temática da transparência das informações dos diários oficiais dos municípios brasileiros. Acompanhe as redes sociais da Open Knowledge Brasil para não perder!

Aprenda Python na prática com projetos de Inovação Cívica

A Escola de Dados e o time de Inovação Cívica da OKBR abriram inscrições para a primeira fase do curso Python para inovação cívica: primeiros passos na prática. Além de uma introdução à linguagem Python, o curso abordará projetos reais de código aberto desenvolvidos e/ou mantidos por nós e contará com atividades que utilizarão bases de dados abertos brasileiras.

Com o apoio do Jusbrasil, queremos aumentar a diversidade dos cursos nos quesitos regionais, raciais e relativos ao gênero, além de democratizar o acesso ao conhecimento. Por isso, serão oferecidas 100 bolsas integrais para pessoas negras, mulheres e/ou LGBTQIA+. Inscreva-se até 16/07!

LAI avança em Mogi das Cruzes graças à ação de uma embaixadora!

Lembra da nossa carta-compromisso por municípios mais transparentes e colaborativos lançada durante as eleições de 2020? Ela serviu como importante ferramenta para que nossa querida embaixadora Jamile Santana continuasse um diálogo com a Prefeitura de Mogi das Cruzes (SP) que já dura anos e quem como finalidade implementar e regulamentar a Lei de Acesso à Informação na cidade. A história foi contada nesta matéria. Parabéns, Jamile!

Apoie o Querido Diário

O Querido Diário é um projeto aberto, livre, transparente e que precisa da sua contribuição para seguir avançando. Você pode nos ajudar neste desafio contribuindo com valores a partir de R$10,00 mensais ou fazendo a campanha chegar a mais pessoas interessadas. Conheça nossa campanha e faça parte da rede de pessoas apoiadoras!