Inovação Cívica

Relatório mensal da Operação Serenata de Amor #47

01 abr de 2021, por Ariane Alves

Compartilhar

Está no ar o relatório da Operação Serenata de Amor sobre o mês de março de 2021! Os relatórios anteriores estão disponíveis no nosso Medium, e desde a edição 41 estamos publicando-os no site da OKBR. Se você está aqui pela primeira vez, seja muito bem-vinda(o)!

Open Data Day 2021: o que rolou?

Março é o mês de celebrar a cultura de dados abertos pelo mundo. Embora a 11ª edição do Open Data Day tenha sido diferente – todos os eventos foram online devido à pandemia -, tivemos a vantagem de poder reunir pessoas de diferentes cidades em um mesmo evento, além de termos mais registros em vídeo para quem não pôde participar. Mais uma vez, a rede Embaixadoras foi fundamental para garantir a abordagem de excelentes temáticas no cenário brasileiro.  Confira um resumo com os principais eventos e os links para assisti-los.

Lives Embaixadoras

A OKBR celebrou o ODD 2021 falando de um tema muito importante em sua primeira live do ano: a abertura de dados pela gestão pública garantindo a proteção de informações pessoais dos cidadãos.

Já a segunda live abordou os desafios para a abertura dos dados dos CEPs e endereços no Brasil. Como sempre, com convidados de peso. Não deixe de assistir!

Querido Diário – avanços no relatório e roadmap dos códigos

Estamos cada vez mais perto de entender como as maiores cidades brasileiras publicam seus diários oficiais. Quase todas as tarefas de análise colaborativa dos dados do censo estão atribuídas a voluntários e já contamos com vários notebooks (arquivos de código que compilam as análises) em nosso repositório. Quer participar? Ainda temos muitos passos pela frente e toda ajuda sempre será bem-vinda! Confira nosso rápido tutorial e venha somar esforços nessa iniciativa!

Temos um dicionário de dados! Nossa querida embaixadora Ana Cecília Vieira submeteu um dicionário para os dados do censo, facilitando a interpretação dos campos presentes na base da coleta. Muito obrigado, Ana!

O repositório do Querido Diário possui um roadmap para que você possa acompanhar o progresso das tarefas de aprimoramento do código. Dê uma olhada e fique à vontade para começar a contribuir.

No dia 25/03, fizemos a terceira reunião das pessoas mantenedoras do Querido Diário. Você pode conferir o que falamos lendo a ata aqui. A partir de abril – sempre na última quinta-feira do mês, migraremos as reuniões do canal de voz do Discord (faça parte do canal geral da OKBR) para o Google Meet devido a instabilidades da primeira plataforma, mas a reunião segue aberta a qualquer pessoa interessada. Salve na agenda: http://meet.google.com/ofz-gzcz-pzh.

Apoie o Querido Diário

Um projeto tão grande quanto este custa caro – precisamos manter a equipe e custear os valores de infraestrutura para armazenar os dados e hospedar a plataforma. Você pode nos ajudar neste desafio contribuindo com valores a partir de R$10,00 mensais ou fazendo a campanha chegar a mais pessoas interessadas. Conheça nossa campanha e faça parte da rede de pessoas apoiadoras!