Inovação Cívica

Relatório mensal da Operação Serenata de Amor  #45

02 fev de 2021, por Ariane Alves

Compartilhar

Janeiro já acabou… Isso significa que a Operação Serenata de Amor traz mais um relatório mensal de atividades! Os relatórios anteriores estão disponíveis no nosso Medium, e desde a edição 41 estamos publicando-os no site da OKBr. Se você está aqui pela primeira vez, seja muito bem-vinda(o)!

Avanços no Querido Diário

No último mês, finalizamos a etapa de coleta das páginas que hospedam os diários oficiais das cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes! Isso só foi possível devido à participação e o engajamento da comunidade de pessoas interessadas em usar a tecnologia para fins cívicos no Brasil. Nossos eternos agradecimentos!

 

Seguiremos agora para a análise da base de dados e construção de um relatório com os resultados levantados, também de forma colaborativa e voluntária. Quer contribuir? Você pode cadastrar mais cidades (uma dica: a etapa posterior do censo será a análise das cidades com mais de 50 mil habitantes…) ou baixar a base de dados atual e analisar alguns dos tópicos que estarão presentes no relatório. Topa ajudar? Estamos no Discord para tirar qualquer dúvida sobre esta fase do projeto.

Outra iniciativa que teve início em janeiro foi a reunião mensal com as pessoas mantenedoras do Querido Diário (participantes ativos no censo ou no desenvolvimento dos códigos utilizados no projeto). O encontro ocorrerá na última semana de cada mês, às 19h, neste link. Todas as pessoas estão convidadas a participar! A ata da primeira reunião também já está disponível.

Rede de Embaixadoras a todo vapor

Iniciamos o ano mobilizando nossa rede de pessoas embaixadoras em diversas frentes! Para começar, sistematizamos os resultados do engajamento em torno da carta-compromisso pela transparência na gestão pública, assinada por candidatos à prefeitura e à vereança em 2020.

Também organizamos nossa participação na proposição de temas para o 5º Plano de Ação para o Governo Aberto – vamos submeter três tópicos que julgamos relevantes para votação e acompanhar seu andamento ao longo da execução do Plano caso sejam escolhidos.

Vem aí: Open Data Day 2021

Outra articulação que estamos gerindo em rede é o planejamento do Open Data Day 2021, a ser realizado virtualmente por pessoas do mundo todo. O evento já tem dia para acontecer: 6 de março, e as inscrições para as minibolsas de U$300,00 já estão rolando! A  Open Knowledge Brasil pode ajudar qualquer pessoa ou equipe que pretende organizar um evento para falar sobre dados abertos no Brasil. Se este é o seu caso, fale com a gente pelo email [email protected].