Inovação Cívica

Relembre as reportagens e casos de uso do Querido Diário em 2022

16 dez de 2022, por OKBR

Compartilhar

Relembre as reportagens e casos de uso do Querido Diário em 2022 

O “Querido Diário“, iniciativa de código aberto da Open Knowledge Brasil (OKBR), une tecnologia com engajamento civil para tornar as informações dos diários oficiais dos municípios brasileiros mais acessíveis à população. A plataforma, que completou um ano em 2022, tem sido cada vez mais utilizada por jornalistas, comunicadores e veículos de comunicação. 

Neste ano, três coletivos de jornalistas utilizaram a ferramenta para investigar falhas de políticas públicas em setores essenciais como saúde, educação e saneamento básico, além de monitorar as obras públicas que têm um grande impacto comunitário.

O Portal Paraíba Feminina revelou que as empresas de transporte público em João Pessoa estavam se beneficiando de uma isenção temporária de impostos e que as exigências de melhoria dos veículos não eram atendidas. O site de notícias Retruco analisou o Diário Oficial de Recife para entender como as políticas  de Educação Infantil vêm sendo implementadas na cidade. Já a Agência Tatu revelou que só 15% das cidadanias honorárias de Maceió são concedidas a mulheres. Leia as reportagens completas nos links a seguir.

Paraíba Feminina: Isenção para empresas, 3ª tarifa mais cara do Nordeste e serviço precário: a situação do transporte público em João Pessoa

Retruco:No Recife, investimentos na Primeira Infância não incluem os profissionais da área

Agência Tatu:Apenas 15% das cidadanias honorárias de Maceió são de mulheres

 

A ferramenta nasceu a partir dos desdobramentos da Operação Serenata de Amor, projeto que utiliza ciência de dados para fiscalizar gastos públicos no Congresso Nacional e compartilhar as informações de uma forma acessível para qualquer pessoa.

O Querido Diário também foi usado espontaneamente em situações de grande repercussão. Por exemplo, durante a chamada “CPI do Sertanejo”, apelido dado à série de investigações abertas para apurar shows com artistas famosos e cachê elevado pagos por prefeituras em diferentes estados, a plataforma teve um pico de visitas. Esse episódio estimulou jornalistas e pesquisadores a buscarem dados municipais por meio da ferramenta, como explica a diretora-executiva da OKBR, Fernanda Campagnucci. 

“As pessoas toparam com a dificuldade que era buscar informações sobre contratações nos municípios, e começaram a compartilhar informações esparsas de uma ou outra cidade. Numa busca rápida com o Querido Diário, mostramos que era possível simplificar buscando o tema em um só lugar”, explica. 

Clique aqui para relembrar a série de reportagens feitas por coletivos independentes de jornalistas que produziram matérias com a auxílio do Querido Diário em 2021.