Advocacy e Pesquisa

Temas de novo Plano de Governo Aberto começam a ser discutidos

11 out de 2023, por OKBR

Compartilhar

Governo e sociedade civil discutiram os desafios relacionados à transparência, participação e accountability em oito temas diferentes que serão enfrentados nos próximos quatro anos

Em 2/10, especialistas do governo e da sociedade civil começaram a discutir os desafios de políticas públicas que serão trabalhados no 6º Plano de Ação Brasileiro para Governo Aberto, a partir de iniciativas de transparência, participação social, integridade, prestação de contas e inovação tecnológica. 

Ao longo da semana, a Controladoria-Geral da União (CGU) realizou oito oficinas de cocriação com a presença de 122 pessoas de 84 entidades — 45 organizações da sociedade civil e 39 órgãos do governo. Em cada encontro, foi trabalhado um tema anteriormente priorizado pelo governo e por cidadãos e cidadãs, por meio de consulta pública. Veja a relação completa de temas a seguir:

Temas priorizados pela Sociedade Civil  

Selecionados a partir de duas consultas públicas (uma para sugestão de temas e outra para priorização dos temas anteriormente levantados)

  • Transparência e participação social em grandes obras de infraestrutura 
  • Combate à corrupção e Governo Aberto 
  • Transparência, participação e colaboração na pesquisa e produção científica 
  • Aprimoramento do cumprimento da Lei de Acesso à Informação 

Temas priorizados pelo Governo 

Selecionados a partir de levantamento junto a órgãos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e analisados pela CGU considerando critérios como questões estratégicas para o governo, diversidade de temáticas e maturidade das propostas.  

  • Políticas de ações afirmativas raciais e dados abertos 
  • Educação digital para pessoas idosas 
  • Arranjos para promover inclusão e participação social: metodologias para avaliação dos serviços públicos ofertados com foco nos usuários 
  • Participação Social com Educação Popular e Digital nos Territórios 

Acesse o relatório de cada oficina, contendo a lista de participantes e pontos de análise e discussão aqui

Nas próximas semanas, uma segunda etapa de oficinas será realizada para discutir os compromissos que serão assumidos nesses temas para os próximos quatro anos.

Saiba mais sobre o 6º Plano de Ação Brasileiro para Governo Aberto aqui.