Advocacy e Pesquisa

Como organizar eventos em celebração ao Dia dos Dados Abertos – Guia #ODD24

07 fev de 2024, por Rebeca Almeida

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Este texto tem como objetivo auxiliar qualquer pessoa interessada em organizar um evento para celebrar o Dia dos Dados Abertos em 2024. Neste ano, a 14ª edição do ODD será celebrada mundialmente no período de 2 a 8 de março. O objetivo desta mobilização é enfatizar a relevância da abertura de dados e incentivar governos, empresas e a sociedade civil a disponibilizarem e consumirem dados abertos em suas iniciativas.

Mão na massa: organizando um ODD

Este guia será dividido em três partes: pré-evento, evento e pós-evento. Vamos explicar cada uma delas para que o seu ODD seja um sucesso.

1. Pré-evento

Dia dos Dados Abertos é a tradução de “Open Data Day”, e trata-se de uma mobilização mundial para celebrar, promover e fomentar o uso de dados abertos em diferentes esferas da sociedade. A campanha é coordenada pela Open Knowledge Foundation (OKF) e, no Brasil, incentivada mais de perto pela Open Knowledge Brasil (OKBR). A iniciativa é caracterizada pela organização e colaboração direta das comunidades locais no desenvolvimento de ideias e produção dos eventos. 

Quem realiza: Apesar do fomento das duas organizações, o principal objetivo da campanha é incentivar que eventos sejam organizados por comunidades locais, por isso qualquer pessoa pode propor e organizar um ODD. Participar e apoiar um evento desses é uma maneira de promover o movimento em prol dos dados abertos e ajudar a circular o conhecimento globalmente de forma justa, sustentável e aberta.  

Organizadores de eventos no Brasil podem contar com a rede de pessoas Embaixadoras de Inovação Cívica, projeto da OKBR, para realizar ações como:

  • impulsionar comunidades locais;
  • construir pontes entre as pessoas interessadas;
  • pensar temas e formatos possíveis;
  • avaliar a qualidade dos dados utilizados

Custos

A organização de eventos e participação na campanha é voluntária. No entanto, tanto a OKF quanto a OKBR oferecerão microbolsas para auxiliar na organização de eventos locais e presenciais. 

💡Dica: você também pode procurar organizações e parceiros locais para contribuir financeiramente para a realização do evento. 

Microbolsas da OKBR: A organização brasileira oferece uma ajuda de custo de R$ 600 para realizar um evento presencial. Para participar é necessário inscrever a proposta por meio deste formulário até o dia 16 de fevereiro de 2024, às 23h59 (horário de Brasília). As atividades deverão ser realizadas entre os dias 2 e 10 de março. As propostas também serão avaliadas de acordo com os seguintes critérios:

  • Inclusão de grupos sub-representados em comunidades de dados abertos e tecnologia;
  • Organização formada por pessoas da rede de Embaixadoras de Inovação Cívica e/ou associadas da OKBR.

A previsão de divulgação do resultado da seleção é no dia 20 de fevereiro de 2024. Após essa etapa, caso a proposta seja aprovada, a OKBR entrará em contato para detalhamento da ajuda de custo. Como a ajuda de custo será enviada pré-evento para facilitar a organização do ODD, propostas cujo contato não consiga ser estabelecido durante o prazo de 48h poderão ser despriorizadas.

Tema 2024 – AbreLatam & Condatos: O Encontro Aberto para uma Região Aberta (AbreLatam) e a Conferência Regional para Dados Abertos da América Latina e Caribe (Condatos) são os principais eventos da América Latina sobre dados abertos, e acontecerão pela primeira vez no Brasil em 2024. A OKBR será co-organizadora da edição nacional ao lado da CGU. Com esse cenário em vista, as bolsas da OKBR visam fomentar ODDs que reforcem a importância da abertura de dados em diferentes esferas de atuação, dialogando com iniciativas e propostas que utilizam ou fomentam dados abertos nas esferas municipais, estaduais, nacionais, ou apresentando projetos de países da América Latina, buscando compreender quais seriam os desafios de adaptação ao contexto local.

Bolsas OKF: Esse ano, a OKF realizou chamada para propostas de eventos presenciais, oferecendo um incentivo no valor de $300. Foram selecionadas 18 propostas enviadas por meio de formulário (em inglês). As inscrições deste ano já acabaram, mas você pode ficar de olho para o ano que vem. 

Tema

É importante definir um tema claro e bem delimitado ainda na fase de preparação. Nessa fase inicial, você pode ter uma ideia ou muitas ideias não tão claras, por isso pode ser útil separar um momento para avaliar qual é a mais interessante e possível de ser realizada. 

Onde levantar dados.
Abaixo listamos alguns exemplos de páginas que disponibilizam bases de dados que podem ser utilizadas no ODD:

 

📝 Contribua: conhece outros bancos não listados aqui? Colabore conosco no GitHub!

Algumas sugestões associadas aos temas de ODDs passados:

A Escola de Dados mantém uma base de diversos tutoriais relacionados à busca e ao tratamento de dados, que podem ser de grande ajuda antes e durante o evento. A ED também compila mais de 150 recursos na Caixa de Ferramentas do Jornalismo de Dados

💡Dica: mais sugestões de bases relacionadas aos temas anteriores podem ser conferidas na seção de Recursos para Eventos

Formato 

Não é necessária uma grande e elaborada preparação para o ODD. O principal objetivo é buscar dados relacionados a algum problema e envolver as pessoas participantes. Não é obrigatório desenvolver ou entregar algum produto no final de um encontro. 

  • O evento pode ser presencial ou virtual, e também pode ter um caráter informativo e estimulador de discussões pertinentes, que certamente contribuirão para enriquecer a comunidade de dados abertos no Brasil. Você pode realizar bate-papos, seminários, séries de palestras-relâmpago, oficinas, grupo de estudos, etc.

O resumo dos eventos brasileiros realizados em 2022 e 2023 está disponível no site da OKBR. Em 2021, compilamos alguns eventos e os links para acessar as gravações neste post. Em 2020, ainda no contexto de atividades presenciais, realizamos uma live no YouTube sobre o ODD2020 com a participação de membros da rede de Embaixadoras de Inovação Cívica.

💡Dica: após estruturar sua ideia, você já pode se inscrever no site oficial do evento, para ter seu evento incluído no mapa juntamente com os outros encontros que ocorrerão no mundo todo. 

Público 

Defina quem você espera como público para o evento, qual o grau de familiaridade deste com a temática do tema proposto e se isso está alinhado com o formato que você escolheu. 

Palestrantes / convidados: Além do público, é importante pensar em quem você quer convidar para palestrar e mediar o evento. Pessoas que tenham afinidade com a temática dos dados abertos, que estejam próximas e como você pretende viabilizar ou facilitar a participação delas no dia. Levantar contatos das pessoas mapeadas e então fazer os convites também entram nessa fase de preparação. É após a confirmação das pessoas convidadas que você poderá começar a produzir um esboço da programação do evento, alinhar datas e conteúdos que serão abordados durante o ODD. 

Local

Após definir tema, formato, público-alvo, pessoas convidadas e datas, é possível procurar parceiros para viabilizar um local propício para realizar o evento. Algumas sugestões de locais:

  • Locais públicos (ex: universidades, bibliotecas, centros culturais, escolas, sedes de conselhos de bairro);
  • Sedes de organizações da sociedade civil;
  • Empresas de tecnologia (é comum que essas empresas reservem espaços em suas instalações para sediar eventos ao longo do ano, inclusive aos finais de semana); 
  • Online, utilizando plataformas de streaming (Jitsi Meet, Jami, OBS Studio, PeerTube, Zoom, StreamYard, Google Meet e Youtube) ou ferramentas de espaços virtuais (ex.: WorkAdventure, Gather) onde as pessoas podem se movimentar e se organizar para conversar em grupos espontâneos de tamanho reduzido.

Divulgação

Depois de decidir realizar um evento, registrar o tema e local no site oficial do ODD 2024, é desejável produzir peças gráficas para auxiliar na divulgação e alcançar o público potencialmente interessado em participar.  

💡Dica: crie um logotipo para o evento em sua cidade usando a logo oficial como base!

Utilize as redes sociais para encontrar pessoas da sua cidade que também estão buscando apoio para organizar as atividades.Hashtags são sempre uma boa ideia. Junte-se à comunidade global de dados abertos com as hashtags #OpenDataDay, #ODD24, #OpenData e, se você estiver seguindo o tema global do evento, também pode usar #OpenDataForSDG e #ODS24.

Outra dica é buscar comunidades locais de tecnologia, como o hacker clube atuante na sua cidade e grupos de pessoas desenvolvedoras em uma determinada linguagem de programação do seu interesse (Pyladies, RLadies, PyData, etc), além de grupos de pesquisa e/ou extensão universitária que atuem na sua cidade em áreas interessadas em diferentes âmbitos do debate em torno dos dados abertos: Computação, Comunicação, Políticas Públicas, Ciências Sociais, etc. 

Também vale entrar em contato com jornalistas de dados que cobrem a região e/ou contate funcionários de órgãos de controle (como tribunais de contas) em busca de apoio para analisar as bases de dados. 

2. Evento 

A seguir, elencamos algumas atividades essenciais para que o evento ocorra sem transtornos: 

Tempo: Procure não atrasar o começo das atividades e também tenha atenção à duração de cada atividade. Vale reforçar junto aos palestrantes o controle do tempo de fala, evitando atrasos. 

Interação:  Informe o seu público como será a interação, em que momento poderão ser feitas perguntas e quanto tempo a pessoa palestrante terá para respondê-las. Ao final do evento, não se esqueça de agradecer a presença de quem participou. 

Organização do espaço: Com antecedência, verifique as condições do espaço, formas de acesso e limpeza do local são essenciais. No dia do evento, verifique se essas condições continuam alinhadas. 

Registro: Se possível, registre os acontecimentos do seu evento. Palestrantes, temas abordados, bases de dados utilizadas, atividades realizadas, resultados, impressões e lições aprendidas. Em seguida, busque divulgar a documentação para compartilhar conhecimento com mais pessoas interessadas. Também pode ser útil compartilhar alguma lista de presença, para saber quantas pessoas de fato participaram da atividade. 

Em atividades que recebem algum auxílio, o registro costuma ser obrigatório, conforme especificações de cada edital. Caso você tenha recebido algum tipo de incentivo financeiro para realizar o seu evento, o registro será fundamental na etapa de prestação de contas. 

3. Pós-evento 

O momento após a realização do evento demanda agradecimentos e disponibilização de dados, quando pertinente, e a atenção as seguintes tarefas:

  • disponibilização de vídeos e slides (quando pertinente);
  • acompanhamento da cobertura jornalística do evento (quando pertinente);
  • agradecimento por e-mail aos convidados, financiadores, colaboradores ou parceiros;
  • produzir material de divulgação e registro da atividade realizada, com fotos, textos e/ou vídeos; 

📝 Contribua: se você for Embaixadora de Inovação Cívica da OKBR, pode escrever um blogpost sobre o seu evento. 

Referências

Onde encontrar mais informações sobre ODDs e contato com a comunidade da Rede de Embaixadoras de Inovação Cívica: 

Institucional:

Discord

Alguns registros de eventos de ODD em edições anteriores: